“Haja Coração” perde 27% da audiência do fim de “Totalmente Demais”
Um dia depois de festejar audiência recorde de 37 pontos com o último capítulo de "Totalmente Demais", em São Paulo, a Globo registrou uma perda significativa com a estreia de "Haja Coração". Segundo dados do Ibope, o novo folhetim das 19h30 alcançou média de 27 pontos na noite desta terça-feira (31).
Isso significa dizer que um em cada quatro espectadores que assistiram o último capítulo da novela na véspera não embarcaram na estreia.
Já a estreia da Record, "Escrava Mãe", marcou média de 14 pontos. Até a véspera, a emissora exibia o programa policial "Cidade Alerta" no horário. O resultado deixou a Record na vice-liderança no horário. O SBT marcou média de 7 pontos e a Band, 4.
Uma queda de "Haja Coração" era esperada para a estreia, uma vez que "Totalmente Demais" foi um fenômeno de audiência que não se via desde "Cheias de Charme", em 2012. Mas uma perda de 10 pontos, cerca de 27%, de um dia para o outro é muito.
"Totalmente Demais" registrou 25,4 pontos em sua estreia, em novembro de 2015. Ao longo de sua exibição, a novela teve média de 27,4 pontos (mais aqui).
Em tempo: Alguns leitores reclamaram que comparei a audiência da estreia de uma novela com o último capítulo de outra, dizendo que o correto seria colocar lado a lado o Ibope das estreias. O argumento é correto apenas em parte. A Globo tradicionalmente encerra as suas novelas às sextas-feiras. Excepcionalmente, para faturar com o sucesso de "Totalmente Demais", a emissora deixou o capítulo derradeiro para uma segunda-feira. Um dos objetivos, evidentemente, foi tentar "ajudar" a estreia de "Haja Coração". Para isso, inclusive, houve uma participação de uma personagem da nova novela, Fedora (Tatá Werneck), no capítulo final de "Totalmente Demais".
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.