Topo

Silvio de Abreu eleva o tom e ameaça afastar o diretor de “Velho Chico"

Mauricio Stycer

19/05/2016 09h59

velhochicoluizfernandosantoro1A esta altura, já é pública a existência de um conflito entre Silvio de Abreu, diretor de Teledramaturgia diária da Globo, e Luiz Fernando Carvalho, diretor de "Velho Chico". O primeiro exige mudanças na novela das 21h30, enquanto o segundo resiste.

Na última terça-feira (17), Abreu esteve no SBT para receber um Troféu Imprensa e conversou com vários jornalistas. O executivo tem transmitido a Carvalho pedidos para mudar a novela. Quer alterações no figurino e na cenografia, bem como na história.

silviodeabreu2015Nesta quarta-feira (18), José Armando Vannucci publicou no site Parabólica nota com o seguinte título: Luiz Fernando Carvalho terá que mudar concepção artística ou deixar a direção de "Velho Chico".

Segundo o colunista, "o alto comando da Globo" vai dizer ao diretor de "Velho Chico": "Ou Luiz Fernando Carvalho aceita as mudanças artísticas ou está fora do projeto". Ainda segundo Vannucci, a orientação é "para se investir mais em romances, nos conflitos de gerações e menos no discurso ecológico".

Outro colunista, Leo Dias, no jornal "O Dia", publicou na terça-feira (17) que o clima nos bastidores de "Velho Chico" está ruim. "E o grande vilão do fracasso da novela, segundo a produção, tem nome e sobrenome: Luiz Fernando Carvalho", escreveu.

Há duas semanas, Daniel Castro informou no site Noticias da TV que Abreu fez uma série de observações críticas sobre a trama: "falta de romance, narrativa lenta, figurino incompatível com a região (Nordeste) e época (contemporânea) e erro na caracterização dos personagens de Antonio Fagundes (Afrânio) e Iolanda (Christine Torloni)".

Segundo Leo Dias, Carvalho tem recusado os pedidos de Silvio de Abreu. "Nada foi feito. Hoje, o diálogo entre eles praticamente não existe", escreveu.

Isso explicaria, na minha opinião, por que as notícias negativas sobre "Velho Chico" estão aparecendo na mídia. Ao pressionar Carvalho de forma pública, Abreu dá um sinal de impaciência e fraqueza.

Outro lado
Em contato com o blog, a Comunicação da Globo afirma que não há conflito entre Silvio de Abreu e Luiz Fernando Carvalho, bem como não houve nenhuma ameaça ao diretor de "Velho Chico".

Veja também
Não está entendendo "Velho Chico"? Leitor noveleiro 'desenha' pra você
Velho Chico vai mostrar embate entre a velha política e jovens sem partido
"Velho Chico" busca resgatar no espectador o prazer de ver novela
"O melhor lugar da mesa é onde eu sento", diz Fagundes sobre o seu trabalho
Sob pressão, "Velho Chico" adota tom mais didático e "ajuda" o espectador

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.