Topo

TV Cultura nega machismo, mas admite erro no Roda Viva com Manuela D´Ávila

Mauricio Stycer

08/07/2018 12h24


Em artigo publicado neste domingo na Folha, Jorge da Cunha Lima, vice-presidente do Conselho Curador da TV Cultura, responde a algumas das críticas recebidas pelo programa "Roda Viva" que entrevistou Manuela d´Ávila, pré-candidata à Presidência da República pelo PC do B, há duas semanas.

A entrevista chamou a atenção pelo número muito alto de interrupções feitas a Manuela. Levantamento da Folha indicou que a entrevistada foi interrompida ao menos 40 vezes durante os 80 minutos da sabatina — uma vez a cada dois minutos.

Outros pré-candidatos à Presidência entrevistados neste ano pelo Roda Viva não passaram por nada semelhante. Guilherme Boulos (PSOL) foi interrompido nove vezes, seguido por Ciro Gomes (PDT), com oito cortes, e Marina Silva (Rede), cortada no meio de uma fala apenas três vezes.

Coordenador do "grupo de acompanhamento" do programa, Cunha Lima rejeita a acusação de que as interrupções sejam fruto de machismo. "Um clima de respeito à pessoa humana é fundamental, seja homem ou mulher. Mas dar duro num entrevistado homem, conforme tradição do programa, não significa que o programa seja feminista, e vice-versa", escreve.

Cunha Lima reconhece que o programa "não deve agredir a pessoa do convidado, nem impedir que ele conclua um pensamento, em tempo televisivo" – o que aconteceu, com frequência, na entrevista com Manuela d´Ávila.

Mas ele defende que os entrevistados sejam impedidos de fazer propaganda política no ar. O "Roda Viva", diz "não é um simpósio para exposições doutrinárias nem uma arena para se levantar a bola a fim de que o entrevistado a utilize para fazer proselitismo político ou propaganda de seus posicionamentos partidários".

O executivo reconhece um erro na entrevista com Manoela d´Ávila: o convite para que Frederico D´Ávila integrasse a bancada de entrevistadores. Como apontei, ao apresentá-lo como diretor da Sociedade Rural Brasileira, o mediador Ricardo Lessa omitiu a informação de que ele é o coordenador da área rural do programa de governo do presidenciável Jair Bolsonaro.

"O Roda Viva não pode ser partidário do ódio explícito, venha de que lado vier dessa gangorra", escreveu Cunha Lima na Folha, sem citar o nome de Manuela d´Ávila no artigo. "Erramos ao permitir que um debatedor convidado para o programa da candidata à Presidência pelo PC do B fosse militante de uma campanha para presidente – erro que reconheço, pois autorizei, e para o qual já adotamos normas restritivas".

Veja também
Jorge da Cunha Lima: O Roda Viva não é simpósio
Vitória da desinformação
Interrupções a Manuela geram debate sobre machismo


Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

TV Cultura nega machismo, mas admite erro no Roda Viva com Manuela D´Ávila - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.


Newsletter