Eliana desiste de usar nome de canal de humor do YouTube em novo quadro
Mauricio Stycer
18/11/2016 18h19
Durou apenas um domingo o nome do novo quadro do programa de Eliana. Quando voltar ao ar, daqui a nove dias, no domingo 27, "Tem Graça ou Não?" vai aparecer rebatizado como "Disputa do Riso".
O SBT desistiu de usar o nome depois que o criador de um canal de humor no You Tube, com o mesmo título, questionou a emissora. Ainda na tarde do último domingo (13), quando a brincadeira estreou, Eder Nascimento manifestou "surpresa" pela utilização do nome. "Tô confuso. Um dia alguém vai dizer que copiei o nome do quadro da Eliana", disse ele ao blog.
O quadro no programa do SBT é totalmente diferente. Trata-se de uma espécie de show de calouros da piada – o candidato só ganha algum dinheiro se fizer os jurados rirem com as suas graças.
Mas, além de ter o mesmo nome, usa também a mesma música que Eder coloca como tema de seus quadros, a "Super Polka".
Antes de estrear, o SBT registrou a marca "Tem Graça ou Não?", o que Eder não havia feito. O youtuber disse ao blog nesta sexta-feira (18) que pediu, como forma de reparação, que ganhasse uma participação fixa no programa de Eliana. Segundo ele, o SBT ofereceu apenas uma homenagem.
"Acredito que pra mim será melhor assim mesmo, pois depois do ocorrido seria difícil trabalhar lá e não ser sempre lembrado dessa forma", disse Eder.
A emissora enviou ao blog a nota abaixo:
"O SBT informa que houve uma infeliz coincidência com a marca 'Tem Graça ou Não?'. Apesar do SBT ter feito o depósito do título do quadro junto ao INPI, e portanto ter direito sobre a marca, a expressão 'Tem Graça ou Não?' não será mais usada pelo programa Eliana.
O título foi usado como nome de um quadro de humor do programa Eliana e também intitula um canal no YouTube, sendo certo que os respectivos formatos dessas atrações são totalmente diferentes apesar de coincidentemente terem a mesma nomenclatura."
Veja também
Surpreso", diz youtuber ao ver quadro de Eliana com o nome do seu canal
Sobre o autor
Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
Sobre o blog
Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.