Topo

Cade exige que sociedade entre Record, SBT e RedeTV! produza conteúdo

Mauricio Stycer

12/05/2016 16h11


Silvio Santos, Edir Macedo e Amilcare Dallevo Jr. se uniram em 2015 para criar uma empresa, a Newco, com o objetivo de negociar em conjunto o licenciamento dos sinais de SBT, Record e RedeTV! para operadores de TV paga.

Nesta quarta-feira (11), o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a criação da empresa, mas estabeleceu algumas restrições importantes. A mais radical altera a própria natureza da associação.

O órgão exigiu que 66% da receita líquida da nova empresa seja investida no desenvolvimento de produtos e serviços para televisão por assinatura e outras mídias. Ou seja, o objeto principal da Newco passa a ser a produção de conteúdo.

O Cade também exigiu que a empresa forneça o sinal das três emissoras de forma gratuita para operadoras que detêm até 5% do mercado nacional. Ou seja, para os assinantes destas operadoras, não haverá justificativa para aumento de preço dos pacotes.

Por fim, o órgão estabeleceu um prazo de vigência para a empresa, de seis anos. Este período dará ao Cade, nas suas palavras, "a oportunidade de analisar a evolução de mercado ainda não testada e os impactos do remédio definido".

O site Noticias da TV publicou ontem um texto no qual explica as motivações de SBT, Record e RedeTV!. O objetivo principal é enfrentar a Globo, que desde 2014 já cobra das operadoras por seu sinal digital.Juntas, as três emissoras terão, em tese, mais cacife para negociar.

Veja também
O que está em jogo

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cade exige que sociedade entre Record, SBT e RedeTV! produza conteúdo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.


Newsletter