Cade exige que sociedade entre Record, SBT e RedeTV! produza conteúdo
Mauricio Stycer
12/05/2016 16h11
Silvio Santos, Edir Macedo e Amilcare Dallevo Jr. se uniram em 2015 para criar uma empresa, a Newco, com o objetivo de negociar em conjunto o licenciamento dos sinais de SBT, Record e RedeTV! para operadores de TV paga.
Nesta quarta-feira (11), o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a criação da empresa, mas estabeleceu algumas restrições importantes. A mais radical altera a própria natureza da associação.
O órgão exigiu que 66% da receita líquida da nova empresa seja investida no desenvolvimento de produtos e serviços para televisão por assinatura e outras mídias. Ou seja, o objeto principal da Newco passa a ser a produção de conteúdo.
O Cade também exigiu que a empresa forneça o sinal das três emissoras de forma gratuita para operadoras que detêm até 5% do mercado nacional. Ou seja, para os assinantes destas operadoras, não haverá justificativa para aumento de preço dos pacotes.
Por fim, o órgão estabeleceu um prazo de vigência para a empresa, de seis anos. Este período dará ao Cade, nas suas palavras, "a oportunidade de analisar a evolução de mercado ainda não testada e os impactos do remédio definido".
O site Noticias da TV publicou ontem um texto no qual explica as motivações de SBT, Record e RedeTV!. O objetivo principal é enfrentar a Globo, que desde 2014 já cobra das operadoras por seu sinal digital.Juntas, as três emissoras terão, em tese, mais cacife para negociar.
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Sobre o autor
Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
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