BBB16: Juliana tem 98% de menções negativas na internet; Ana Paula, 40%
Mauricio Stycer
22/02/2016 20h29
A julgar pelos comentários no Twitter, Facebook, blogs e Tumblr, o paredão desta terça-feira (23) já está decidido: Juliana deve deixar o programa.
Com base em 929 mil menções ao "BBBB16", entre os dias 17 e 22 de fevereiro, é possível ter uma boa ideia de quais são os candidatos mais falados e como eles são mencionados nas redes sociais.
Juliana lidera o levantamento com 139 mil menções, mas um índice impressionante de comentários negativos (98%). Ana Paula aparece em segundo lugar, com 133 mil menções, mas 59% positivas.
Munik, a melhor amiga da jornalista mineira no confinamento, está igualmente bem na foto das redes sociais – é a terceira em número de menções (131 mil) e está muito bem avaliada (61% positivas). Seu outro aliado, Ronan, está igualmente com baixo percentual de menções negativas (só 1%).
Além de Juliana, os seus aliados são igualmente campeões em menções negativas. Tamiel (94%), Renan (80%) e Adélia (68%) não estão agradando no mundo digital.
O levantamento e os cálculos foram feitos pela empresa de monitoramento digital Torabit. Assim como outras plataformas de monitoramento, o sistema do Torabit varre palavras-chave (como "BBB16") nas redes sociais, nos blogs, nos sites e portais. Uma vez capturadas as manifestações em torno da palavra-chave, o software conta todas as ações que os usuários produzem: as curtidas, os comentários e os compartilhamentos em cada plataforma social> Isso mostra o engajamento com determinada marca ou perfil.
Simultaneamente, uma equipe de analistas sociais define cada comentário de acordo com o seu sentimento: positivo, negativo ou neutro em torno de um assunto ou, por exemplo, do nome de um participante do Big Brother. Estes dados são processados pelo Torabit que emite relatórios – em gráficos e em planilhas – dando conta dos resultados (veja mais aqui).
Uma pesquisa anterior, realizada entre os dias 20 e 27 de janeiro, apontou resultados bem diferentes deste, num sinal que a percepção do público acompanha a dinâmica do reality show. Veja aqui.
Sobre o autor
Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
Sobre o blog
Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.