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SBT dá nova forma aos concursos de culinária com churrasco sem frescuras

Mauricio Stycer

14/02/2016 01h17

Uma das regras de ouro da indústria do entretenimento estabelece: se o seu concorrente está fazendo algo com sucesso, crie algo parecido. Não é à toa que em 2015 a TV aberta tenha exibido sete diferentes competições de culinária.

Cada uma com a sua característica, mas com o mesmo princípio em comum, foram ao ar ao longo do ano passado: "Super Chef Celebridades", "Jogo de Panelas", "Master Chef", "Hell´s Kitchen: Cozinha Sob Pressão", "Cake Boss – Batalha dos Confeiteiros", "Bake Off Brasil" e "Master Chef Kids".

O filão ainda parece longe de estar esgotado, como mostrou o SBT neste sábado (13), ao estrear uma nova modalidade – um concurso destinado a consagrar o melhor churrasqueiro amador do país. Depois de tantos programas sobre alta gastronomia, como é que ninguém pensou nisso antes?

Bem, alguém pensou. Como a maioria destas atrações, "BBQ Brasil – Churrasco na Brasa" é um formato estrangeiro, adaptado pela emissora para exibição no país. "Essa paixão nacional", como disse a apresentadora Ticiana Villas Boas, é também paixão em muitos outros países.

Não conheço as demais versões, mas a brasileira acertou ao tratar o tema com a simplicidade que ele merece. Em resumo, churrasco sem frescuras.

Na estreia, cada um dos 14 candidatos preparou uma carne de sua escolha com um acompanhamento também feito na brasa. Depois, divididos em dois grupos, tiveram que fazer churrasquinhos para uma turma de jogadores de futebol de várzea e seus familiares.

Por fim, dois participantes do grupo perdedor foram desafiados a assar três cortes de uma mesma carne (mal passada, ao ponto e bem passada) – um deles, o porteiro Ricardo, foi eliminado.

Além da apresentadora, um pouco tatibitate nas suas explicações, o programa conta com Rogério DeBetti e Carlos Bertolazzi como jurados – o primeiro representa uma família com tradição no mundo das carnes e o segundo é chef do Zena Caffè e apresentador do "Hell´s Kitchen".

Dois detalhes me chamaram a atenção na estreia. Ao apresentar os participantes, o SBT teve o cuidado de falar do estado civil apenas de um – uma mulher casada com outra mulher. Foi, claramente, um gesto estudado e ousado. Também achei boa a preocupação em exibir, a cada menção de corte de carne, um desenho mostrando a sua posição no boi.

Pelas próximas semanas, enfim, vamos descobrir se é possível produzir bom entretenimento em torno de algo aparentemente tão simples quanto um churrasco.

E, como alguém brincou, depois de descobrir quem é o melhor churrasqueiro amador, só restará à televisão brasileira exibir um concurso para mostrar quem sabe fazer o melhor Miojo.

Audiência: "BBQ Brasil" marcou 5,7 pontos em São Paulo na estreia, deixando o SBT em terceiro lugar, atrás da Record, que registrou 5,9 com o "Programa da Sabrina". Veja mais aqui.

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Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

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