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“Tá no Ar” faz crítica rápida, mas certeira dos absurdos da TV

Mauricio Stycer

11/04/2014 00h48


Uma chamada exibida pouco antes da estreia advertiu o espectador sobre o ritmo de "Tá no Ar: a TV na TV: "O programa pula de canal em canal sem sair da Globo".

Com a proposta de rir do universo da televisão, o humorístico criado por Marcius Melhem e Marcelo Adnet tentou oferecer ao público, em sua estreia, uma experiência drástica: ficar diante de um aparelho de TV, mas sem poder algum sobre o controle remoto, que freneticamente passa de uma emissora para outra.

"Tá no Ar" se propõe a resgatar uma velha tradição de programas de humor da emissora, presente desde a década de 60, com foco na crítica bem-humorada ao  universo da televisão — "TV0 – TV1", "Satiricom", "TV Pirata", entre outros.

Melhem e Adnet fizeram paródias de várias publicidades famosas (Friboi, Ipiranga, Nextel), piadas com a apelação na TV ("Audiência tá subindo? Bota mais bunda!"), auto-ironia (com Ricardo Macchi falando do seu talento) e até brincadeira com um pronunciamento da presidente Dilma.

Com três aparições, o personagem que encarnou o "crítico da Globo" acabou sendo um dos destaques do programa. Nordestino, irado, falando diante de uma câmera tremida, ele reproduziu o discurso mais óbvio, sem sutileza, que se propaga nas redes sociais contra a emissora.

Outra atração de peso foi a boa paródia aos programas policiais vespertinos, chamado "Jardim Urgente". Com o apresentador gritando "foca em mim", o quadro tratou como caso policial grave a história de uma criança que destruiu um castelinho de areia na praia. "Por isso sou a favor da redução da maioridade penal", disse o apresentador.

Uma versão de Silvio Santos apareceu brevemente na tela, vivido por Adnet, dizendo: "O que eu tô fazendo neste canal? Tá errado". Espero que reapareça com mais calma. Também torço para que o programa exiba um segundo episódio da trepidante série "Pesca Fatal".

A melhor piada, na minha opinão, acabou sendo a versão do seriado "House", na qual Melhem viveu o médico "Dr. SUS". Diante dos casos mais graves e horrendos que atendeu no hospital, ele repetia sempre o mesmo diagnóstico: "É virose".

"Tá no Ar" repetiu, em forma de piada, uma crítica recorrente dos fãs de Adnet, segundo a qual ele era melhor nos tempos da MTV. Foi uma estreia muito boa, mas o ritmo acelerado demais fez a Globo ficar um pouco com a cara da MTV.

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Em tempo: Um dos quadros do programa se chama "Pesca Fatal" e não "Pesca Mortal", como escrevi originalmente. Agradeço aos leitores que me alertaram para o erro.

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Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.


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