“Caso Encerrado”, mais um "teste" malsucedido do SBT
Mauricio Stycer
04/03/2014 13h47
Anunciado nos primeiros dias de fevereiro, o programa comprado pelo SBT da rede Telemundo estreou no dia 17. Destinado ao mercado hispânico, nos EUA, "Caso Encerrado" é apresentado pela advogada cubana Ana Maria Polo e foi exibido no Brasil em versão dublada. Duas semanas depois da estreia, a emissora de Silvio Santos considerou suficiente o tempo de "testes" e informou ter desistido da atração.
Tudo bem fazer testes, mas duas semanas é tempo suficiente para chegar a uma conclusão tão drástica?
Não é a primeira vez que o SBT toma decisões fulminantes como esta. O teste anterior da emissora havia sido com o "SBT Notícias". Lançado em 23 de setembro, o noticiário comandado por Neila Medeiros ("única jornalista capaz de apresentar sozinha o programa, enfrentando Datena e Marcelo Rezende") saiu do ar menos de dois meses depois, em 18 de novembro.
Abaixo, um resumo do que foi a meteórica passagem de "Caso Encerrado" pelo SBT, conforme noticiado pelo UOL e por sites parceiros do portal:
06.02 – SBT estreia telebarraco latino, mas mantém Chaves em São Paulo
17.02 – Com dublagem de novela mexicana, "telebarraco" americano fica em 3º
18.02 – Dubladora de Caso Encerrado acha programa do SBT apelativo
22.02 – "Caso Encerrado" fortalece clima cucaracho no SBT
24.02 – SBT perde 30% de audiência com telebarraco Caso Encerrado
28.02 – SBT confirma fim do "Caso Encerrado"; programa durou apenas duas semanas
Sobre o autor
Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
Sobre o blog
Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.