Topo

Maior atração do esporte da Globo em 2012 será... um mascote

Mauricio Stycer

06/03/2012 10h48

No evento promovido pela Rede Globo para anunciar as novidades da sua programação em 2012, coube a Tiago Leifert, Glenda Kozlovski e Alex Escobar a tarefa de subir ao palco do Via Funchal, em São Paulo, para falar pela área de esportes da emissora.

E a notícia dada pelo trio foi a seguinte: a maior novidade da divisão de esportes da Globo para 2012 é um mascote. A emissora promete 224 transmissões esportivas no ano, entre jogos de futebol, partidas de voleibol, corridas de F-1 e Stock Car, mas Leifert, Glenda e Escobar passaram a maior parte do tempo falando do novo mascote e da campanha nacional que farão para escolher um nome para ele.

Duas observações. Sem direito de transmitir o mais importante evento esportivo do ano, os Jogos Olímpicos de Londres, o esporte da Globo terá um 2012 difícil. A aposta no mascote reforça uma tendência de infantilização da cobertura, de olho no público jovem, que tem sido a marca dos últimos anos.

Atualizado às 16h: Depois de publicado este texto, alguns leitores lembraram do Amarelinho, o mascote usado pelo SBT em transmissões esportivas na década de 90, entre as quais a Copa do Mundo de 1994. As feições básicas do boneco lembram bastante, de fato, o do mascote ainda sem nome da Globo.

Em tempo: Mais informações sobre o evento da Globo podem ser lidas aqui.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Maior atração do esporte da Globo em 2012 será... um mascote - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.


Newsletter