"Assalto ao Banco Central" é um filme de ação sem ação nem informação
Mauricio Stycer
28/07/2011 10h15
Histórias sobre grandes golpes ou assaltos geniais formam um subgênero, dentro de "filmes de ação", em Hollywood. Há dezenas e dezenas de bons títulos com este mote à disposição do público. Marcos Paulo poderia ter usado qualquer um como inspiração para o seu "Assalto ao Banco Central". Se usou, não dá para notar.
A opção de alternar presente e passado com agilidade acaba com qualquer possibilidade de suspense. A ação, em si, também dilui-se, transformando "Assalto ao Banco Central" num raro filme de ação sem ação.
Ironia e humor também são matérias ignoradas ou tratadas com mão pesada. A relação da investigadora (Giulia Gam) com outra mulher é um tema paralelo, incluído de forma grosseira no filme. O estilo "old school" do delegado (Lima Duarte) até tem alguma graça, mas o ator desperdiça as melhores frases com uma interpretação no piloto-automático.
O diretor não tinha, de fato, obrigação de ser fiel aos acontecimentos relacionados ao maior assalto da história do Brasil. Mas a sua versão, além de pobre, está longe de produzir bom entretenimento.
Com base nos autos do processo aberto em Fortaleza, nos diferentes depoimentos e nas informações que recolheu pessoalmente, Franchini descreve uma história impressionante e aterradora.
Em primeiro lugar, mostra claramente o papel da organização PCC na montagem da operação. Descreve em detalhes como foi feito o assalto, aponta os erros dos criminosos e, especialmente, torna pública a versão dos condenados sobre as diferentes extorsões que sofreram.
Franchini conta que, até 2008, 122 pessoas foram presas, outras 120 foram denunciadas e 18 foram condenadas. Dois acusados morreram antes da sentença, "em circunstâncias que envolviam sequestros por policiais civis ou militares". Dos R$ 170 milhões roubados em 5 de agosto de 2005, apenas 35% foram recuperados.
Enfim, um roteiro muito mais interessante e com mais suspense do que o de "Assalto ao Banco Central".
Em tempo: Este texto foi publicado originalmente no UOL Notícias, onde você pode encontrar links relacionados ao assalto. Trailer, fotos, ficha técnica e outra crítica podem ser vistos aqui no UOL Cinema.
Sobre o autor
Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
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