Topo

Tipos de leitor - o Psicólogo de Botequim

Mauricio Stycer

14/04/2011 11h38

Ele entende tanto de psicologia quanto eu, ou seja, nada, mas adora deitar sabedoria. "Inveja mata", ele escreve, interpretando um comentário sobre Silvio Santos. "No fundo, você queria ter o sucesso dele", observa, depois de ler um texto sobre Galvão Bueno. "Mas você nunca vai chegar nem perto".

Ousado, às vezes, o Psicólogo de Botequim tenta me convencer a deitar no divã. "Não consigo te entender. Um dia você fala mal de 'Insensato Coração', no outro dia elogia uma cena. Qual é a tua?"

Mas, com frequência, irritado, perde a paciência: "Você não gosta de nada, meu!!! Qual é o seu problema?" Só falta me receitar um medicamento: "Por que você insiste em criticar a novela se você não gosta dela? Muda de canal, cara!"

Diferentemente de Ubaldo, o Paranóico, que enxerga conspirações nos textos, o Psicólogo de Botequim acha que o problema é de ordem intima, mesmo. "Está na cara que você é gay", ele diagnostica, depois de ler um texto sobre Rodrigão, do BBB 11.

Como se estivesse em uma relação terapêutica de verdade, o Psicólogo de Botequim assegura sigilo em seu trabalho. No caso, o dele. Quase sempre anônimo, ele julga ser capaz de me interpretar, mas não quer que eu saiba nem mesmo o seu nome.

Em tempo: para ler outros textos desta série basta clicar ao lado direito do blog, em categorias, no item Tipos de leitor.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tipos de leitor - o Psicólogo de Botequim - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.


Newsletter