Junto com "13 Reasons Why", Netflix lança vídeos de apoio a jovens e pais
Ao lançar nesta sexta-feira (23) a terceira temporada de "13 Reasons Why", a Netflix se apressou em divulgar, também, seis vídeos curtos, gravados por atores da série, com informações e alertas sobre temas delicados mencionados nos episódios, como bullying, depressão e uso de drogas.
A ação é uma resposta às muitas críticas que a empresa recebeu por exibir as duas primeiras temporadas da série sem tantos cuidados e advertências sobre a gravidade dos temas tratados.
Os seis vídeos formam praticamente uma cartilha, extremamente didática, que ajuda o público-alvo, adolescente, a refletir sobre o que viu na ficção. Um dos vídeos, "Entendendo o consentimento", ensina, por exemplo: "A agressão sexual é um tema comum em 13 Reasons Why. Personagens questionam como suas decisões impactaram o resultado. Alguns personagens ignoraram os sinais de consentimento".
E assim vai, com breves aulas, também, sobre violência armada e diálogo entre pais e filhos. "Por conter assuntos complicados da vida real, algumas dessas cenas são difíceis de assistir e existem ferramentas disponíveis para os espectadores poderem decidir por si mesmos o que é apropriado para eles e buscar ajuda se precisarem", avisa a Netflix.
Há pouco mais de um mês, a empresa anunciou ter cortado a cena do suicídio da personagem Hannah (Katherine Langford) na primeira temporada de "13 Reasons Why", lançada em 2017. Foi uma resposta às muitas críticas sobre o impacto da cena e também a diferentes estudos que mostraram o aumento do interesse por informações sobre suicídio por causa da série.
Os vídeos de apoio estão legendados em português. Veja o vídeo "As muitas formas de bullying". Para ver os demais, basta clicar nos links abaixo:
Outros vídeos:
. Como identificar os sinais da depressão
. A importância do consentimento
. Como falar com alguém sobre abuso de álcool e drogas
. Conversando com adolescentes sobre 13 Reasons Why
. Como reconhecer sinais de potencial ameaça de violência física
Veja também
Por que "13 Reasons Why" foi o 6º assunto mais pesquisado no Google em 2017
Pesquisa vê relação entre '13 Reasons Why' e maior interesse por suicídio
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.