Após caso Dony, Globo vai revisar regras sobre “frilas” de jornalistas
A demissão de Dony de Nuccio, apresentador do telejornal "Hoje", levou a Globo a rever as regras sobre os serviços de free-lancer, fora do horário de trabalho, que os jornalistas da emissora são autorizados a fazer.
Dony pediu demissão após o jornalista Daniel Castro, do site Noticias da TV, demonstrar que ele atuou como um empresário de comunicação, oferecendo serviços e negociando valores com o banco Bradesco, o que é expressamente proibido pelas regras internas da Globo.
Em comunicado após o anúncio da saída de Dony, a Globo informou que outros jornalistas da emissora manifestaram dúvidas sobre o que podem ou não fazer em matéria de prestação de serviços para terceiros. Por isso, uma nova regulamentação será divulgada informando "o que é proibido e o que não é, em detalhes, levando em conta a era digital em que vivemos".
Na última segunda-feira (29), o jornalista Ricardo Feltrin, do UOL, revelou que a Globo estava solicitando informações sobre eventuais serviços externos e/ou negócios paralelos mantidos por jornalistas da emissora. A informação foi negada pela Globo.
Veja abaixo o comunicado nesta quinta-feira:
"A direção de Jornalismo da Globo informa que foi procurada por alguns de seus jornalistas que relataram que foram contratados por terceiros para participação em eventos institucionais gravados em vídeo, mas sempre com proibição expressa de que as imagens fossem veiculadas ao público externo ou a clientes. Em alguns casos, a participação se deu com autorização da Globo por não ferir as políticas atuais da empresa. Em outros casos, a participação foi inadequada, mas sem má-fé. Todos informaram que não possuem empresas prestadoras de serviços de marketing, assessoria de imprensa ou de projetos de comunicação empresarial. A Globo, ciente agora de que persistem em algumas dúvidas sobre como agir diante de convites, informou que em breve um comunicado reiterará o que é proibido e o que não é, em detalhes, levando em conta a era digital em que vivemos."
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.