Topo

Em vídeo raro, FHC explica medida econômica no Programa Silvio Santos

Mauricio Stycer

02/03/2019 05h01

A Fundação FHC publicou nesta sexta-feira (01) no You Tube um vídeo raríssimo – a visita do então do ministro da Fazenda do governo Itamar Franco ao "Programa Silvio Santos", há 25 anos, em 27 de fevereiro de 1994.

Naquele mês, Fernando Henrique Cardoso estava divulgando como iria funcionar a URV (unidade real de valor), que entrou em vigor em 1º de março de 1994. A medida preparava o país para a adoção do real, o que ocorreu em 1º de julho daquele ano.

Sempre exageradamente gentil com todos os políticos, Silvio Santos apresenta FHC como "um brasileiro que está fazendo o possível para consertar o nosso país".

A participação de FHC durou mais de 22 minutos. Silvio fala mais que o ministro e é mais didático do que ele na explicação da URV. A situação lembra a visita do então presidente Michel Temer ao "Programa Silvio Santos", em 2018. Temer queria defender a reforma da Previdência, mas quem explicou melhor e com mais entusiasmo a necessidade do projeto foi o próprio Silvio Santos.

A ação de FHC no "Programa Silvio Santos" também chama a atenção pelo silêncio da plateia. São 22 minutos sem um aplauso, um grito ou uma gargalhada. As "colegas de auditório" ouvem tudo mudas.

Em depoimento à BBC, em abril de 2019, FHC se recordou deste momento. Disse ele: "Uma vez fui convidado a falar no Silvio Santos, no programa dele aos domingos. Ele tava numa salinha fazendo maquiagem e me chamou lá. Ele dizia: 'Repete'. E eu repetia. Ele: 'Ih, vai ser um desastre. Ninguém vai entender nada'. Saímos de lá e entramos no auditório. Ele me disse: 'Minha audiência tem idade mental de 12 anos. Média.' Ele foi lá e deu um show. Ele explicou, muito mais apropriadamente do que eu seria capaz, para o auditório dele, o que era o Plano Real, a URV, não sei o quê."

Veja abaixo:

Veja também
No "Jogo das 3 Pistas", Silvio diz que Figueiredo "deu" o SBT para ele
"Peço a Deus 8 anos com Bolsonaro e 8 anos com Moro", diz Silvio no Teleton

Agradeço ao sbtista Adão por me alertar sobre a publicação do vídeo.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.