MPF tenta, sem sucesso, conciliação entre Silvio Santos e Teatro Oficina
O Ministério Público Federal em São Paulo promoveu uma reunião nesta terça-feira (04) com o objetivo de tentar encontrar uma solução para a disputa que se arrasta há anos entre o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, diretor do Teatro Oficina, e o Grupo Silvio Santos. A reunião não resolveu o impasse e o MPF cogita levar o assunto à Justiça.
A sede do Oficina, projetada por Lina Bo Bardi, é tombada pelo patrimônio histórico nas esferas federal, estadual e municipal. Já o grupo Silvio Santos é dono de um terreno ao lado do teatro no qual pretende construir um condomínio com duas torres residenciais de 80 m de altura cada, além de uma área comercial com estacionamento e lojas.
Em 2017, José Celso denunciou o caso ao MPF, que instaurou um Inquérito Civil Público para apurar os fatos. Segundo o Oficina, o empreendimento do Grupo Silvio Santos não respeitaria a preservação do patrimônio tombado, tanto do edifício, quanto do bem imaterial a ser preservado.
Participaram da reunião, além de representantes do Oficina e do empreendimento imobiliário, a procuradora da República Suzana Fairbanks Schnitzlein, responsável pelo caso, e representantes do Iphan, Condephaat e Conpresp, os órgãos de defesa do patrimônio histórico na esfera federal, estadual e municipal, respectivamente.
Também participou do encontro o vereador Gilberto Natalini. Ele é autor de um projeto de lei que prevê a criação de um parque municipal no local onde o grupo Silvio Santos pretende construir o residencial.
"Após ouvir os representantes dos órgãos de preservação do patrimônio cultural e os demais envolvidos, o MPF entende que há a possibilidade de se judicializar o caso, desempenhando sua missão constitucional de proteção do meio ambiente e do patrimônio histórico, em sua concepção ampla", afirmou a procuradora Suzana Fairbanks após a reunião.
Em agosto de 2017, Silvio Santos apresentou seus argumentos numa reunião com Zé Celso e o então prefeito João Doria na sede do SBT. O vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) também estava presente. Um vídeo do encontro vazou alguns meses depois (veja abaixo).
Veja também
'Vou transferir a cracolândia pra lá', diz Silvio Santos a Zé Celso
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.