Topo

Sem Bolsonaro, Record cancela debate; Haddad cobra participar mesmo sozinho

Mauricio Stycer

19/10/2018 19h29

Os apresentadores do Jornal da Record, Celso Freitas e Adriana Araújo

A Record confirmou nesta sexta-feira (19) o cancelamento do debate entre os candidatos à Presidência que estava programado para domingo (21). A nota, porém, evita informar que o cancelamento se deu pela desistência de Jair Bolsonaro, candidato do PSL. "Não houve acordo para que os dois candidatos participassem", diz. A emissora informa, ainda, que seguirá tentando agendar uma nova data até o dia 25 de outubro.

A assessoria de Fernando Haddad, candidato do PT, assegura que "sempre esteve à disposição" para participar do debate. Em nota, o PT diz que Haddad foi convidado e confirmou presença no segundo turno em debates nas emissoras Band, Record, Gazeta, RedeTV!, SBT e Globo, além da rádio CBN. E quer usar o tempo que lhe seria destinado nos encontros para falar.

"As emissoras de TV, que são concessões públicas, têm o dever, diante dos eleitores, de manter os debates programados, mesmo na ausência do candidato que foge do confronto e da verdade", diz a nota.

Bolsonaro e Haddad não se enfrentaram em nenhum dos sete debates no primeiro turno. O candidato do PSL participou dos dois primeiros (Band e RedeTV!), enquanto o candidato do PT compareceu aos quatro últimos (Aparecida, SBT, Record e Globo). Realizado em 9 de setembro, o da Gazeta foi o único que não contou com nenhum dos dois. Bolsonaro foi hospitalizado em consequência de um ataque a faca que sofreu em 6 de setembro e Haddad só assumiu a cabeça da chapa petista em 11 de setembro.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.