Audiência pública no Rio discute diversidade racial na televisão
O Ministério Público do Trabalho (MPT) promove, no próximo dia 13, uma audiência pública sob o tema "Inclusão de Negros e Negras no Mercado de Trabalho nas Redes de Televisão". O evento, no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ), deve contar com a participação de especialistas, artistas, jornalistas, representantes dos movimentos negros e coletivos negros.
O objetivo da audiência pública, segundo o MPT, é discutir o cumprimento do Estatuto da Igualdade Racial. "Além do direito à igualdade de oportunidades e respeito à diversidade étnico-racial da população brasileira, a discussão é fundamental para o enfrentamento do racismo estrutural, historicamente sustentado pelos estereótipos disseminados nas redes de televisão e pela ausência de negros e negras na programação", diz Elisiane Santos, procuradora do MPT em São Paulo, no material de divulgação do evento.
A audiência pública é um desdobramento das notificações enviadas à Globo, ao SBT e à Record em maio e junho deste ano com a recomendação que adotassem uma série de medidas para assegurar oportunidades iguais de emprego. O pretexto inicial foi a escalação do elenco da novela "Segundo Sol", ambientada em Salvador, que contava com apenas quatro atores negros entre os principais.
A audiência é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Raça, da Coordenadoria Nacional de Promoção à Igualdade e Combate à Discriminação (Coordigualdade), do MPT. O grupo é formado pela coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho, Valdirene Silva de Assis, e pelos procuradores do MPT Rafael Dias Marques, Elisiane Santos, Luciana Tostes, Ludmila Reis, e Honorato de Gouveia Neto.
Veja também
Com ação contra a Globo, MP busca enfrentar o "racismo estrutural" no país
Após Globo, SBT e Record são notificadas por falta de representação racial
Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.