Topo
Blog do Mauricio Stycer

Blog do Mauricio Stycer

Professor de Javier Bardem dá aula de interpretação para 17 atores da Globo

Mauricio Stycer

18/08/2018 05h01

Corazza orienta Daniel Oliveira, Rafael Vitti e Julia Dalavia em workshop na Globo. Foto: Globo/Paulo Belote


Argentino, radicado na Espanha, Juan Carlos Corazza desenvolveu um famoso método de treinamento de atores. Seu maior "troféu", por assim dizer, foi ter um dos maiores atores do país, Javier Bardem, como aluno nos primeiros cursos. Agora em agosto, a Globo trouxe o "coach" para um curso com 17 atores do seu elenco.

O time que passou pela experiência de 15 sessões com Corazza só inclui profissionais nos quais a emissora tem apostado bastante. "Convidamos os atores que possuem um relacionamento longevo na casa e que tinham disponibilidade e desejo em participar de um processo tão profundo como este", diz Marcia Lins, gerente de desenvolvimento artístico da Globo, ligada à área que organizou o curso.

Os alunos de Corazza foram: Alice Wegmann, Andreia Horta, Angela Vieira, Carla Salle, Claudia Abreu, Daniel Oliveira, Du Moscovis, Fabio Assunção, Georgiana Góes, Reynaldo Gianecchini, Julia Dalavia, Lázaro Ramos, Paulo Vilhena, Rafael Vitti, Romulo Estrela, Sophie Charlotte e Vivianne Pasmanter.

Corazza, Du Moscovis e Claudia Abreu durante o curso de interpretação na emissora. Foto: Erik Barros Pinto


Não é a primeira experiência de Corazza no Brasil nem com atores brasileiros. Em 2012, a convite de Cauã Reymond, ele realizou um workshop privado no Rio para 18 profissionais. Em 2014, Grazi Massafera foi à Espanha ter aulas com o "coach" e classificou a experiência como transformadora. "Voltei apaixonada pela profissão. A Globo queria que eu virasse apresentadora do 'Vídeo Show', mas não aceitei. Foi então que recebi o convite para fazer 'Verdades Secretas'", contou posteriormente à revista "Marie Claire".

Em 2015, a convite da Globo, Corazza apresentou o seu método a um grupo de atores da casa pela primeira vez. Outros profissionais, como Camila Pitanga, Mariana Ximenes e Giovanna Antonelli, por sugestão da emissora, já tiveram aulas com o "coach" na Espanha.

"Sabemos que esse tipo de trabalho alimenta a criatividade deles para que estejam cada vez mais preparados com o instrumento e o dom que têm, para testar novas e diferentes possibilidades", diz Marcia Lins. "A ação teve como objetivo a conquista de maior compreensão, segurança e liberdade no trabalho do ator. Os processos de criação de personagens foram revisados, ampliados e aprofundados."

O curso envolveu aulas de corpo e de atuação com exercícios de concentração, expressão e imaginação. O trabalho foi feito com textos individuais e cenas curtas em pares. A peça "A Gaivota", de Tchekhov, foi trabalhada pelo grupo.

Veja também
Grazi não "calou a boca" de ninguém; ela melhorou como atriz

Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer
É jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 29 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na “Folha de S.Paulo''. Começou a carreira no “Jornal do Brasil'', em 1986, passou pelo “Estadão'', ficou dez anos na “Folha'' (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o “Lance!'' e a “Época'', foi redator-chefe da “CartaCapital'', diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros “Adeus, Controle Remoto'' (editora Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e “O Dia em que Me Tornei Botafoguense'' (Panda Books, 2011).
Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.