Topo

Consultas e intimidades médicas: os famosos não têm mais nada a esconder

Mauricio Stycer

17/08/2018 05h01

De máscara, Ana Furtado posa com o marido Boninho e agradece apoio durante tratamento contra câncer


A matéria-prima do chamado jornalismo de celebridades é o cotidiano dos famosos – o que dizem, fazem ou deixam de fazer. Com as redes sociais, em especial o Instagram, o trabalho dos repórteres foi bem facilitado. Por meio de fotos e vídeos, quem é notícia oferece material para todos os gostos – informações sobre namoros, casamentos, separações e adultérios, idas à academia, ao restaurante e ao shopping, passeios, visitas ao salão do cabeleireiro, ao Projac e à praia.

Já há algum tempo, os famosos têm compartilhado também informações sobre a própria saúde. É uma espécie de última fronteira da privacidade, creio, que foi ultrapassada. Fotos na cadeira do dentista, detalhes sobre a consulta com o dermatologista, minúcias sobre a gravidez e informações sobre tratamentos variados estão ao alcance de todos.

Confesso que não me sinto ainda preparado para esta avalanche de detalhes íntimos. Esta semana, em particular, foi pródiga em compartilhamento de prontuários médicos e outros segredos de consultório. Veja um resumo sobre o que aprendemos nos últimos dias:

Ana Furtado: No intervalo de quatro dias, a apresentadora postou três fotos compartilhando detalhes do drama que está corajosamente enfrentando. Avisou aos fãs que estava a caminho de São Paulo para a quinta sessão de quimioterapia, informou que chama o tratamento contra um câncer de mama como "sessão da vitória" e agradeceu as mensagens de carinho e apoio dos fãs.

Felipeh Campos: O tratamento contra um câncer nos testículos foi o tema do anúncio feito pelo colunista do "A Tarde É Sua" durante o próprio programa nesta quinta-feira (16). "Graças a Deus não tem metástase. Os médicos nunca dão 100% de garantia de absolutamente nada, mas me deram 85% de chance de um conseguir me recuperar. Tem que fazer o tratamento e deixar o tumor regredir. Talvez esse seja o momento do renascimento. Estou muito confiante", detalhou.

Antonia Fontenelle: A atriz esteve esta semana no consultório de seu quiroprático. Chorando de dor, por causa de uma hérnia de disco, ela informou aos seus seguidores em um vídeo: "Não, eu não melhorei. E aí o doutor Diogo falou que vai me botar nos trilhos. Não creio nisso pelo estado que eu me encontro".

Donny de Nucio: O apresentador do "Jornal Hoje" se afastou do trabalho também por um problema de hérnia de disco. Para acalmar os fãs, informou em sua conta: "Uma dor absurda, de não conseguir andar, e tive que ir para o hospital. Desde então, estava tomando injeção a cada dois dias e remédios fortíssimos para conseguir trabalhar. Não dava pra continuar assim. E sem repouso, não teria reabilitação".

Mayra Cardi: Esperando um filho, a ex-BBB intrigou seus fãs ao postar uma foto magra no oitavo mês. Insatisfeita com os comentários, ela explicou: "Eu sou saudável, eu como coisas saudáveis, é natural que eu não esteja gorda, que eu só tenha barriga. E não que eu me preocupe em estar gorda, tô cagando para o tamanho que estou. É a saúde que me importa", disse. "Como muito, igual a um cavalo, mas tudo saudável."

Sabrina Sato: A apresentadora tem detalhado, passo a passo, a sua gravidez. Esta semana, ela e Duda Nagle compartilharam um pouco mais. O ator informou, em uma entrevista, que está com menos tesão por causa da gravidez da mulher. E ela reclamou: "Eu acho que ele acha que eu virei uma santa. Homem começa a achar que a mulher virou uma santa depois que ela tá grávida".

Anitta: A cantora fala com desembaraço sobre as cirurgias plásticas que já fez. Esta semana, respondendo a elogios dos fãs sobre a sua "barriga chapada", ocorreu o seguinte diálogo: "Meu sonho que minha barriga ficasse assim sentada", disse uma fã da cantora. "Fiz um lipo [lipoaspiração] poderosa", contou.

Precisa compartilhar tanta informação?

Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.