Globo e SBT dizem não se preocupar com a chegada de “Jesus” na Record
A estreia nesta terça-feira de "Jesus", sexta novela bíblica em quatro anos, representa um enorme desafio para a Record. A significativa perda de audiência das duas últimas produções coloca a emissora diante da necessidade de provar que este projeto de dramaturgia ainda tem futuro.
São três as tarefas da Record. Primeiro, claro, colocar "Jesus" num patamar superior ao de "O Rico e Lázaro" (média final de 10 pontos) e de "Apocalipse" (média de 8 pontos). Segundo, voltar a brigar com o SBT pela vice-liderança no horário – a emissora de Silvio Santos, no momento, nada de braçada com "As Aventuras de Poliana" (média de 13 pontos no PNT). Terceiro, e mais importante, incomodar novamente a Globo, como ocorreu em 2015, com "Os Dez Mandamentos" (média de 16,4 pontos).
Não são tarefas fáceis, e a Record parece estar com os pés no chão. A emissora já ficará muito satisfeita se "Jesus" conseguir igualar as médias de audiência que a saga de Moisés alcançou ao ser reprisada em 2018 – média de 11 pontos. Um sinal visto como positivo foi o resultado da minissérie "Lia", exibida após o final de "Apocalipse", que registrou média de audiência de 9 pontos, um pouco superior à da novela.
Globo e SBT, procurados pelo blog, garantiram que a estreia de "Jesus" não preocupa.
A emissora de Silvio Santos tem certeza, com base em dados do Ibope, que o perfil do público de "Poliana" é totalmente diferente do que assiste novelas bíblicas. "O SBT não vê motivos para se preocupar pois tem um público diferenciado, fiel e acima de tudo acredita no seu conteúdo", disse o SBT.
Ainda assim, o canal está anunciando para esta terça, dia da estreia de "Jesus", um "capítulo especial" de sua novela infantil.
A Globo também recorre ao Ibope para mostrar segurança. "Segundo Sol", ao chegar ao 60º capítulo no último sábado (21), registra média de audiência de 32,2 pontos. Desde 2013, só duas novelas alcançaram resultado melhor do que esse nas primeiras dez semanas, ambas de Walcyr Carrasco: "O Outro Lado do Paraíso" e "Amor à Vida" (as duas com 34 pontos).
Uma campanha publicitária, lançada neste final de semana, procura dar um empurrão extra à novela de João Emanuel Carneiro. "Começa uma semana decisiva em 'Segundo Sol'", diz a propaganda. "A cada dia uma novidade, uma descoberta, uma revelação". Questionei a emissora se esta campanha tem alguma relação com a estreia de "Jesus". "É muito comum chamarmos a atenção para momentos-chave nas novelas. Estamos diante de um, e fazendo a divulgação disso", respondeu.
Médias de audiência das novelas bíblicas em SP
"Os Dez Mandamentos" (2015): 16,4 pontos
"Os Dez Mandamentos 2" (2016): 15,6 pontos
"A Terra Prometida" (2016/17): 14,5
"O Rico e Lázaro" (2017): 10
"Apocalipse" (2017/18): 8
Veja também
Com nova grade, reprise de novela bíblica vira atração mais vista da Record
Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.