Topo

Faustão muda regra do Show dos Famosos para incluir Naiara Azevedo na final

Mauricio Stycer

01/07/2018 23h52


Às vésperas da final do "Show dos Famosos", Fausto Silva anunciou uma nova regra na competição. Originalmente, seriam apenas quatro finalistas – os dois primeiros colocados de cada grupo de quatro participantes. Mumuzinho e Tiago Abravanel garantiram presença na final na semana passada. Neste domingo (01), os vencedores foram Helga Nemeczyk e Silvero Pereira.

Antes de começar a semifinal deste domingo, porém, o apresentador informou que o mais bem colocado entre os quatro eliminados também iria para a final. Embora não tenha sido dito, a mudança foi feita com o objetivo de favorecer Naiara Azevedo (imagem acima, na sua imitação de Joelma).

A cantora ficou em terceiro lugar no seu grupo, com 315,6 pontos, atrás de Mumuzinho (316,5) e Tiago Abravanel (316,4). Alessandra Maestrini ficou em quarto, com 314,8 pontos.

Antes de começar a segunda semifinal já era possível saber que Paulo Ricardo e Sandra de Sá, mesmo se alcançassem nota máxima, de 50 pontos, não atingiriam a pontuação de Naiara Azevedo. A pontuação antes da prova deste domingo era a seguinte:

Helga Nemeczyk – 265,9 pontos
Silvero Pereira – 265,8
Paulo Ricardo – 264,5 (+ 50 = 314,5)
Sandra de Sá – 263,5 (+ 50 = 313,5)

Naiara Azevedo – 315,6

Após a prova deste domingo, o resultado foi:

Helga Nemeczyk – 315,2 pontos
Silvero Pereira – 315,2
Paulo Ricardo – 313,9
Sandra de Sá – 312,1

Com os seus 315,6 pontos, Naiara Azevedo teve um resultado melhor do que Helga e Silvero, os dois primeiros colocados do segundo grupo. Talvez, por isso, a regra tenha sido alterada de última hora para beneficiá-la.

Faz sentido, mas não combina com a pregação do apresentador por um país transparente, com regras claras, sem viradas de mesa.

Agradeço ao leitor Mr. Novela pela observação.

Atualizado em 4 de julho: A Globo questiona a minha interpretação dos fatos ocorridos no "Domingão do Faustão". Segundo a emissora, existia uma regra desde 2017, segundo a qual um quinto participante iria para a final se tivesse alcançado mais pontos do que os dois primeiros colocados da outra chave. Em momento algum desta edição, em 2018, esta regra foi anunciada, seja por Faustão, seja pela Globo. Neste domingo (01), ele afirmou que este quinto participante seria escolhido entre os quatro perdedores – o que permitiu prever, mesmo antes de começar o programa, que Naiara Azevedo seria a escolhida. A julgar pelo que Faustão disse no ar, trata-se de outra regra. Também vale lembrar que, assim que começou o programa, Miguel Falabella lamentou a eliminação de Naiara no domingo anterior. Ou seja, o jurado também ignorava esta suposta regra de 2017.

Veja também
Helga e Silvero Pereira empatam e chegam à final do "Show dos Famosos"


Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.