Topo
Blog do Mauricio Stycer

Blog do Mauricio Stycer

Netflix demite diretor de comunicação por uso de termo racista em reuniões

Mauricio Stycer

22/06/2018 20h12

Diretor de comunicação da Netflix desde 2011, Jonathan Friedland foi demitido nesta sexta-feira (22) pelo CEO da empresa, Reed Hastings. O executivo foi afastado em resposta a protestos de funcionários que participaram de diferentes reuniões em que ele usou o termo "nigger" para se referir a negros. A palavra é tão ofensiva aos afrodescendentes que existe um eufemismo para se referir a ela sem ter que enunciá-la – é a "N-word".

"Líderes têm que dar o exemplo que estabelecemos e, infelizmente, fiquei aquém desse padrão. Fui insensível ao falar para a minha equipe sobre palavras que ofendem em comédias. Sinto-me péssimo com o sofrimento que esse lapso causou à empresa", disse Friedland em uma nota.

Em um memorando interno, que vazou, Hastings disse que havia sido alertado há alguns meses sobre o fato de Friedland ter usado a palavra "nigger" em uma reunião, mas não tomou nenhuma atitude. A decisão de demitir o executivo ocorreu esta semana, ao ouvir que a situação se repetiu.

A questão do uso da palavra é tema da série "Dear White People", disponível na própria Netflix.

Veja também
Reportagem especial: Por dentro da Netflix

Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Es portivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.

Newsletters

Mauricio Stycer traz análises exclusivas sobre TV e Famosos.

Quero receber