Topo
Blog do Mauricio Stycer

Blog do Mauricio Stycer

Suspeito de copiar formato de game, Silvio diz que a Globo é que o imitou

Mauricio Stycer

06/05/2018 22h04


Lançado pela rede americana NBC em dezembro de 2016, o gameshow "The Wall" rapidamente se tornou uma franquia internacional. A Wikipedia lista 20 países onde o formato já é exibido. No Brasil, foi ao ar em março deste ano, dentro do "Caldeirão do Huck", na Globo.

Em agosto de 2017, porém, o SBT estreou um programa chamado "Jogo das Fichas" que chamou a atenção pela semelhança com o "The Wall", então ainda inédito no Brasil.

O princípio de ambos é idêntico. O candidato responde a uma pergunta e, acertando a resposta, tem direito a jogar uma bola ou uma ficha do alto de um painel. Ela desce esbarrando em obstáculos e se aloja no pé, em uma das muitas posições existentes (cada uma representando um valor diferente).

Quem conhecia o formato original logo suspeitou que o SBT estava copiando "The Wall" sem pagar direitos pelo formato. Quando o quadro estreou na Globo, ficou clara a semelhança.

Neste domingo (06), Silvio tomou a iniciativa de falar sobre o assunto pela primeira vez. E surpreendeu, claro, acusando a Globo de imitá-lo. "Jogo das Fichas é aquele que a Globo tá imitando. O Huck tá imitando. O Luciano Huck. Só que ele mandou fazer um cenário que é muito alto. Quando eu quis fazer o cenário falei: quero mais baixo. Então, o Jogo das Fichas meu é mais baixo, o do Huck é mais alto" (veja no vídeo abaixo).

Mais tarde, apresentando o quadro "O Dono do Trono", o Patrão voltou a fazer piada com a Globo. O show de talentos musical disputado por crianças no SBT, lançado em janeiro deste ano, foi comparado ao "The Voice Kids", formato que a concorrente exibe desde 2016. "É tudo uma imitação. a Globo viu meu programa e foi lá e imitou", disse Silvio, rindo.

O apresentador ainda lembrou que "O Dono do Trono" limita a participação de crianças até 10 anos, enquanto o "The Voice Kids" permite candidatos com até 15 anos. "A Globo não sabe copiar, sempre copia errado. Aqui é até 10 anos", disse.

Veja também
Novo quadro do "Caldeirão do Huck" vira meme com Silvio Santos e Pink Floyd


Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer
É jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 29 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na “Folha de S.Paulo''. Começou a carreira no “Jornal do Brasil'', em 1986, passou pelo “Estadão'', ficou dez anos na “Folha'' (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o “Lance!'' e a “Época'', foi redator-chefe da “CartaCapital'', diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros “Adeus, Controle Remoto'' (editora Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e “O Dia em que Me Tornei Botafoguense'' (Panda Books, 2011).
Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.