Discórdia entre Brown e público mostra que The Voice devia ser Kids e Teen
A uma semana da grande final, a terceira temporada do "The Voice Kids" mostrou, mais uma vez, que o reality musical tem um problema estrutural que a Globo insiste em não resolver, apesar de ser de solução fácil.
O show de talentos infantil aceita participantes entre 9 e 15 anos. Esta diferença de idade provoca um abismo entre os candidatos. Entre os mais jovens, se estabelece um concurso de "fofura" e entre os mais velhos a disputa é, de fato, musical.
A semifinal da equipe de Carlinhos Brown chamou a atenção para o problema que esta fórmula cria. Mariah Yohana, de 9 anos, cantou "Depende de Nós", de Ivan Lins. Ranna Andrade, de 12, escolheu "Como É Grande Meu Amor por Você", de Roberto Carlos. E Talita Cipriano, de 14, interpretou "Crazy"', de Brian Burtun.
Pelas regras do programa, nesta fase, o técnico deve atribuir 20 pontos a sua preferida antes de saber os votos do público. Brown escolheu Talita. Mas na votação popular ela recebeu apenas 25% dos votos, enquanto Ranna ganhou 30% e Mariah (à esq.) ficou com 45%. Ou seja, o voto do técnico determinou um empate entre Mariah, uma campeã de fofura, e Talita, uma potencial cantora. E coube a ele, pelas regras, desempatar.
"Não! Não! Não!", reclamou. "Essa situação delicada é você que vai ter que decidir", lembrou o apresentador Andre Marques. "Qual voz vai te representar na final?", insistiu o apresentador. "A voz não me representa, a voz representa a voz. Estamos aqui por este motivo. Chama-se 'The Voice Kids' isso. Não é uma brincadeira", respondeu o apresentador, deixando claro qual foi o seu critério de escolha.
Se tivesse pensado apenas nas chances de alguém da sua equipe vencer o concurso, no próximo domingo, o técnico teria que escolher Mariah, a mais popular entre os espectadores. Mas, coerente, Brown optou por Talita (à dir.). Parte do público, que votou pesadamente na menina de 9 anos, ficou revoltada, naturalmente, com a decisão dele.
A solução para este problema é simples e já foi sugerida aqui neste blog. Bastava a Globo organizar duas competições paralelas – um "The Voice Kids" para as crianças de 9 a 12 anos e um "The Voice Teen" para os adolescentes, de 13 a 15.
Globo se rende à vontade do público e muda a decisão de Brown
Atualizado às 18h40: No início da noite, a Globo informou que a menina Mariah também participará da final do "The Voice Kids". Segundo a emissora, "numa análise mais detalhada sobre as casas decimais da apuração dos votos, notou-se que, sem o arredondamento, Mariah Yohana teria permanecido na competição, com uma pequena vantagem de 45,05% dos votos, contra 44,82% de Talita Cipriano". Leia mais aqui.
A decisão tem dois significados. Em primeiro lugar, mostra que a Globo não quer, de maneira nenhuma, se colocar contra a vontade da audiência. E, em segundo lugar, revela um enorme desprestígio de Carlinhos Brown. A emissora passou por cima da decisão dele apelando a uma desculpa esfarrapada.
Dupla exagerada
A terceira edição também chamou a atenção por contar com um novo time de jurados. Apenas Brown foi mantido das duas primeiras edições. Claudia Leitte trocou de lugar com Ivete Sangalo (que agora é jurada da versão adulta) e Simone & Simaria substituíram Victor e Leo. Exaltadas, fazendo esforço redobrado para chamar a atenção, a dupla de cantoras acabou ajudando Claudia Leitte a ter uma postura menos exagerada.
Veja também
Simaria "cai" no palco do "The Voice Kids" após consolar eliminada
Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.