Caso Marielle levanta discussão sobre pauta e equipe do Encontro com Fátima
A morte da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ), assassinada na noite de quarta-feira (14) no Rio, ocupou o "Encontro com Fátima Bernardes" na manhã desta quinta (15). A escritora Ana Paula Lisboa, que esteve com Marielle no evento ocorrido pouco antes da morte da vereadora, foi uma das convidadas. O seu primeiro comentário, porém, não foi sobre o crime, mas sobre a própria pauta do programa da Globo e a formação de sua equipe.
"Obrigada pelo convite e por trazer essa pauta logo de manhã pra televisão. É muito difícil pra mim estar aqui. Já há um tempo que eu falo que não queria falar mais sobre dor. É péssimo estar aqui no seu programa falando sobre isso porque eu poderia falar sobre muitas outras coisas. Mas, na verdade, eu só vim porque a produtora que me ligou hoje cedo… Eu estava pronta para dizer um 'não'. E ela falou pra mim: 'Ana, eu sou a única mulher negra na produção. E a gente precisa falar sobre isso'."
Fátima respondeu sobre a pauta: "E a gente sempre procura falar sobre isso no programa, das mais variadas formas. Para nós, também é muito melhor quando a gente não fala sobre dor e fala sobre lutas e sobre conquistas. Mas tem hora que não tem como." Ana Paula a interrompeu e completou:
"Eu tive que vir porque o trabalho da Marielle era exatamente este: trazer as pautas das mulheres, das mulheres negras, das mulheres faveladas. Trazer os corpos, na verdade, destas mulheres para ocupar outros espaços e para falar sobre outras coisas. E era isso que a gente estava fazendo ontem. Foi muito bonito porque a gente falou sobre ancestralidade, força, sobre poder se reunir para falar sobre a dor, que é o que a gente faz desde que o mundo é mundo, mas também falar sobre as nossas conquistas. Então, o tema da conversa era 'jovens negras movendo as estruturas'. E a gente falou sobre como a gente estava conseguindo vitórias importantes."
Foi a primeira vez que Ana Paula Lisboa esteve no "Encontro". Marielle Franco nunca havia participado do programa.
Veja também
Principal linha de investigação aponta para "execução" de vereadora no Rio
Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.