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Pela primeira vez, números sugerem efeito da Simba em perdas da TV paga

Mauricio Stycer

25/07/2017 12h20


Perdendo assinantes desde o final de 2014, o setor de TV por assinatura registrou agora em maio o cancelamento de 136,7 mil assinaturas. É uma queda inferior à de abril, que foi de 171 mil clientes, mas é a primeira vez que os números sugerem a possibilidade de haver influência da saída de Record, SBT e RedeTV! dos pacotes das operadoras.

Os três canais, unidos na empresa Simba Content, não são vistos por clientes das operadoras em São Paulo e Brasília desde 29 de março.

Nos números divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) referentes ao mercado em abril, a perda de assinantes em São Paulo foi, percentualmente, semelhante à ocorrida em outros mercados. Logo, não foi possível estabelecer uma relação entre a queda e a saída dos canais.

Já nos dados referentes a maio, o percentual de perda de assinantes em São Paulo, em torno de 2,5%, foi muito superior ao registrado em outros centros, que registraram queda média de 0,7%. Como mostra o site Teletime, só a cidade de São Paulo respondeu pela perda de 59,3 mil assinantes em maio, quase a metade do total do mês. Por outro lado, em Brasília, a queda foi de 0,5% – abaixo da média nacional.

Conseguir medir o efeito da Simba sobre a perda de assinantes das operadoras é uma questão-chave nesta guerra. Em busca de remuneração por seus sinais, Record, SBT e RedeTV! tentam provar que são essenciais para os pacotes das operadoras. Já estas, que não querem pagar, têm atribuído as perdas à prolongada crise econômica.

Segundo os dados mais recentes, o setor hoje contabiliza 18,6 milhões de assinantes. No seu pico, chegou a 19,7 milhões.

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Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.