Topo

JN investe no marketing da novidade e muda novamente para continuar igual

Mauricio Stycer

19/06/2017 21h46


Apenas dois anos depois de reformar o cenário, abrindo espaço para os apresentadores passearem pelo estúdio, o "Jornal Nacional" mudou novamente a sua cara. Precedido de grande promoção, a estreia do novo JN, na noite de segunda (19), chamou a atenção por detalhes estéticos – nova trilha sonora, nova cenografia e impressionantes efeitos de luz.

Nos dias que antecederam a estreia, William Bonner e Renata Vasconcellos protagonizaram uma chamada de 30 segundos que fazia várias promessas. Em um jogral a duas vozes, eles repetiram a palavra "novo" (ou "nova") cinco vezes.

WB: O Jornal Nacional de segunda vai inaugurar uma fase nova.
RV: Um cenário completamente novo para tornar ainda mais informativa a experiência de assistir ao JN.
WB: Com a tecnologia a serviço da notícia, sempre.
RV: Ele foi montado numa redação de jornalismo totalmente nova, que reúne num só lugar jornalistas de TV e de internet. E isso só foi possível porque ela foi construída num prédio completamente novo.
WB: Segunda você é nosso convidado para conhecer a casa nova do JN.

Em apenas uma das seis frases ditas pela dupla não consta o termo tantas vezes repetido – ao falar que a parafernália tecnológica será usada "a serviço da notícia, sempre".

Não foi possível entender, porém, como a holografia ou o movimento do logo do JN ao fundo do cenário podem estar a serviço da notícia.

Tirando os efeitos, o telejornal desta segunda-feira pareceu como de sempre. Não foi possível ver nenhuma vantagem pela junção das redações de TV e de internet. Nem qualquer reportagem diferente, fruto das novidades prometidas.

A inauguração do novo cenário, em novas instalações, mereceu um bloco inteiro do JN. O público assistiu a trechos da cerimônia, que contou com a participação dos jornalistas da casa e a cúpula da Globo.

Em discursos, o diretor-geral, Carlos Henrique Schroeder, e o presidente do grupo, Roberto Irineu Marinho, reafirmaram o compromisso da emissora com jornalismo de qualidade. "É significativo que no auge de um período crítico da vida nacional estejamos inaugurando um moderno estúdio de jornalismo da Globo", disse Marinho.

veja também

Cenário futurista do "JN" surpreende telespectadores, mas atrapalha âncoras

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.