Topo

Para elevar Ibope de Os Dias Eram Assim, Globo “sacrifica” a série Vade Retro

Mauricio Stycer

23/05/2017 10h57


Como ocorreu na última semana, a Globo novamente vai inverter os horários de "Os Dias Eram Assim" e "Vade Retro" nesta quinta-feira (25). A emissora avalia que a medida, destinada a levantar o Ibope da novela das 23h, teve resultados positivos.

Indo ao ar depois de "A Força do Querer", "Os Dias Eram Assim" registrou média de 18,5 pontos em São Paulo. Uma semana antes, na quinta-feira 11, havia marcado apenas 11,4 pontos – um crescimento de 62%. Já a série a "Vade Retro" despencou de 16,6 pontos no dia 11 para 11,2 no dia 18 – uma perda de 33% de audiência.

É preciso levar em conta que, por causa da crise política, o "Jornal Nacional" no dia 18 se estendeu e atrasou toda a programação noturna. Mesmo depois da novela das 21h, "Os Dias Eram Assim" acabou indo ao ar no horário de sempre. Quem sofreu mais foi a série protagonizada por Tony Ramos e Monica Iozzi, que chegou ao espectador por volta da meia-noite.

Ao repetir a experiência nesta quinta-feira, a Globo poderá avaliar melhor o quanto custará, em termos de audiência, o "sacrifício" oferecido por "Vade Retro" para levantar o Ibope de "Os Dias Eram Assim".

Veja também

Crise política frustra plano da Globo de exibir Os Dias Eram Assim mais cedo

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.