Topo

Após silêncio na véspera, Globo "prova" que cobriu greve com matéria no JN

Mauricio Stycer

28/04/2017 21h31


Ignorada em seus principais telejornais na véspera, a greve geral ocorrida nesta sexta-feira (28) em todo país mereceu cobertura caprichada da Globo ao longo do dia, em todos os seus noticiários, tantos os locais quanto os nacionais.

No "Jornal Nacional", além de variados relatos sobre paralisações em inúmeros Estados, houve uma longa e didática explicação sobre as causas da greve – uma reportagem que poderia muito bem ter sido exibida um dia antes.

O mais curioso foi, ao fim da cobertura, a exibição de uma matéria de quase dois minutos mostrando como a própria Globo cobriu a greve geral. "Durante todo dia o jornalismo da Rede Globo cobriu as paralisação por todo o Brasil", anunciou Renata Vasconcellos, mostrando trechos da cobertura exibidos em outros telejornais.

Qual a razão disso? A única explicação que me ocorre é a má repercussão que teve o silêncio de quinta-feira.

Veja também
Na véspera, noticiários da Globo ignoram a greve geral de sexta-feira

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.