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Pesquisa mostra quem é o espectador de realities como BBB e MasterChef

Mauricio Stycer

21/04/2017 04h01


O fã de reality shows é, em sua maioria, mulher, da classe C e tem mais de 35 anos. Essa é a síntese de uma pesquisa nacional da GfK, acompanhando a exibição de 11 realities no primeiro trimestre de 2017.

A pesquisa levou em consideração 237 episódios de 11 programas classificados como reality show exibidos na TV aberta no primeiro trimestre de 2017 – o "BBB", claro, foi a principal atração no período analisado. A lista inclui, ainda, competições gastronômicas, como "MasterChef", e programas policiais, como "Operação de Risco", entre outros.

Os programas do gênero alcançaram 61,8 milhões de indivíduos no período, nas 15 regiões metropolitanas pesquisadas pela GfK.

Mulheres representam 57,3% do público, contra 42,7% de homens. Do ponto de vista sócio-econômico, o espectador de classe C representa a maioria, com 50,6% do total, seguido de espectadores das classes AB (27,4%) e DE (21,9%). Estes dados explicam o interesse do mercado publicitário por programas do gênero.

Por outro lado, é menos interessante para os anunciantes a informação de que a maior parte dos espectadores tem mais de 35 anos (55,2%). As demais faixas etárias são as seguintes: os de 34 a 25 anos representam 15,5%, 18 a 24 (12,6%), 12 a 17 (8,7%) e 4 a 11 (8,1%).

Em tempo: A imagem no alto do texto mostra um grupo de mulheres do fã-clube de Emilly, campeã do "BBB17", diante da delegacia onde ela prestou depoimento após o fim do reality.

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Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.