Novo “fora Temer” ao vivo leva TV Brasil a checar perfil de entrevistados
Uma entrevista sobre o Dia Internacional da Mulher, na última quarta-feira (8), terminou de maneira inesperada no estúdio da TV Brasil em São Paulo (vídeo acima).
Convidada pela apresentadora Márcia Dutra, do programa "Repórter São Paulo", a convocar os espectadores a participarem da Marcha das Mulheres, a historiadora Maria Fernanda Marcelino disse: "Nós vamos marchar pelo centro e vamos gritar também 'fora Temer'."
Feito de forma sóbria, no mesmo tom em que discorreu sobre a importância da marcha, o protesto da historiadora não chamou muito a atenção. O vídeo com a entrevista foi, democraticamente, mantido no site da TV Brasil.
Durante a conversa, a apresentadora Márcia Dutra havia elogiado a relevância do assunto e disse: "Conte sempre com a gente aqui. Nós somos uma TV pública. Eu interpreto isso como uma obrigação". E Maria Fernanda observou "Uma das poucas que eu consigo assistir". "Fico feliz de ouvir isso. Essa é a nossa missão", respondeu Márcia.
Após a publicação deste texto, o blog foi informado, por uma pessoa que trabalha na TV Brasil em São Paulo, que o protesto teve repercussão interna. Segundo o seu relato, após a entrevista ter ido ao ar, foi feita uma recomendação para jornalistas e produtores no sentido de checarem o perfil de futuros entrevistados nas redes sociais antes de convidá-los para entrevistas. Ainda segundo o relato, o pedido foi feito oralmente.
Questionada se a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) estava a par desta recomendação, a assessoria informou em nota que orienta os seus funcionários a evitarem "militância político-partidária de qualquer natureza". Abaixo a íntegra:
"O 'Repórter SP', assim como os demais programas informativos da TV Brasil, é um espaço reservado ao exercício do jornalismo profissional, com prestação de serviços e noticiário plural. A TV pública não se destina à militância político-partidária de qualquer natureza. É esta a orientação reafirmada, diariamente, a todos os trabalhadores que compõem a equipe EBC."
Este não é o primeiro protesto contra o presidente Michel Temer exibido ao vivo pela TV do governo. Em janeiro, durante a transmissão de Brasil e Colômbia, a emissora mostrou na tela a mensagem de um espectador sobre o jogo acrescida de um "fora Temer".
Atualizado às 18h40: Este texto foi publicado às 11h12 com o título TV Brasil volta a transmitir um "fora Temer" ao vivo, e alterado no início da noite com as informações sobre a repercussão da exibição da entrevista.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.