Topo

Livro do “Tá no Ar” revela bastidores e como nasceram os maiores sucessos

Mauricio Stycer

07/03/2017 04h01


Nascido com a ambição de "buscar novos caminhos para a comédia", rir de assuntos que não estavam na pauta de outros humorísticos e dialogar com um público jovem que não liga mais a TV, o "Tá no Ar" pode ser considerado um dos maiores acertos da Globo nestes últimos anos.

Não por acaso, o programa criado por Marcius Melhem, Mauricio Farias e Marcelo Adnet ganha esta semana um livro dedicado a celebrar os seus feitos, "Tá no ar, no livro" (editora Leya, 192 págs., R$ 44,90).

Com quase tantas fotos quanto textos, reproduções de trechos de roteiros e recurso (QR code) para acessar inúmeros vídeos do humorístico, o livro busca reproduzir a experiência que os fãs já têm na televisão. Escrito por Alexandre Pimenta, um dos redatores do "Tá no Ar", a obra revela bastidores, mostra como nasceram alguns de seus maiores sucessos e conta quais são os princípios e valores do programa.

"Tá no ar, no livro" rememora a gênese do humorístico – um fórum criado dentro da Globo em 2013, destinado a discutir novos programas. Como Melhem já contou em entrevistas, neste encontro foi levantada a barreira que proibia ou limitava a crítica política, a paródia com marcas comerciais e as citações a concorrentes da emissora – impedimentos que atrapalharam o "Casseta & Planeta" em seus últimos anos.

Definido o tema, o universo da televisão, passou-se ao formato: a TV dentro da TV. Escreve Pimenta: "Uma programação em que o telespectador perde o poder de mudar de canal. O zapear é controlado por outra 'pessoa', navegando aleatoriamente pela variedade de atrações disponíveis. O ritmo acelerado simula a nossa frenética relação com o controle remoto, na incansável busca pelo 'programa perfeito'. Os esquetes são fragmentos de canais que constroem um mosaico da televisão e da nossa sociedade. Uma metalinguagem de possibilidades infinitas".

O livro descreve em detalhes o processo de criação coletiva desenvolvido pela equipe de roteiristas (imagem ao lado). "A observação do cotidiano também alimenta a criatividade. De uma simples ida ao supermercado, por exemplo, podem nascer comerciais com marcas e produtos. Na observação de um comportamento nas redes sociais, como a revolta com pessoas que dão spoilers de um seriado, surge uma paródia sobre o assunto".

A escolha de um elenco formado por atores não muito famosos foi pensada. "O desejo era dar ao telespectador a sensação de que ele não estava assistindo apenas à Globo, e sim a vários canais diferentes. Por isso, a proposta era escalar rostos menos conhecidos do grande público".

Essa preocupação afeta, também, a forma de realizar os quadros: "Enquadramentos, ritmo, narrativa, o tom de interpretação e todas as outras áreas como fotografia e cenografia deveriam emular o mundo real, dando a sensação de passear por diferentes canais. Essa programação fictícia teria que ser ruim quando necessária, com interferências e imagens de baixa qualidade".

Ainda que nem sempre seja respeitado, como no caso do "Te Prendi na TV" (baseado em João Kleber), um outro cuidado importante da equipe é evitar associações muito diretas com programas ou apresentadores: "O 'Tá no Ar' costuma parodiar gêneros televisivos, e não uma atração específica, ampliando a compreensão do público e a abordagem das críticas".

Outro alerta diz respeito às piadas com religião: "A religiosidade é tanto um terreno fértil quanto minado. No 'Tá no Ar', o alvo da crítica é a exploração da fé, e não uma religião ou crença. É da natureza da comédia perseguir os temas espinhosos. No humor não existe o intocável".

O livro revela que alguns dos maiores sucessos do programa, como o "Jardim Urgente" e a "Galinha Pintadinha", seriam originalmente esquetes únicos. "Melhem estava no set acompanhando os trabalhos da equipe. Vendo a brilhante interpretação de Welder Rodrigues, telefonou para a redação e encomendou outros cinco episódios", conta Pimenta sobre a paródia de programa policial.

Já a "Galinha", depois de viralizar com apenas um episódio, ganhou mais dois ainda na primeira temporada. E anos seguintes passou a cantar música das mais variadas religiões.

Surpreende saber, segundo o livro, que marcas parodiadas pelo programa têm apreciado as piadas. "Algumas marcas capitalizam as paródias e monitoram nas redes sociais a repercussão gerada pelo assunto. Os resultados confirmam que as brincadeiras têm sido positivas para as empresas, provando que o humor é mesmo um bom negócio".

Em tom de "você sabia?", o livro informa: "Em quatro temporadas, o "Tá no Ar" trocou de canal mais de mil vezes — exibindo cerca de 230 programas, 180 comerciais, 200 produtos e marcas, 80 participações especiais, 40 musicais de encerramento, 90 cartelas de classificação indicativa, 30 canções da Galinha Preta Pintadinha e 40 canais de áudio".

Por fim, um alerta. Não compre o livro se você espera ouvir piadas novas. Quase não há. Uma das poucas eu vou entregar aqui no texto. Trata-se da apresentação, escrita pelo Militante, sempre revoltado com a Globo. Ele comenta o fato de a obra ter sido publicada pela editora Leya e não pelo grupo Globo:

"Lembrando que esta famigerada editora publicou no Brasil 'As Crônicas do Gelo e do Fogo' que inspiraram a série 'Games of Thrones'. É essa a mensagem que queres passar? Que o reinado dos Marinho vai perdurar por todo o sempre? Que o inverno na cultura brasileira está chegando? Nem a Editora Globo quis publicar esta troça pseudoliterária".

"Tá no Ar" tripudia do excesso de religião na TV

Veja também
Afiado como sempre, "Tá no Ar" volta com ênfase maior em política
"Tá no Ar" avisa Trump que Temer "sequer foi eleito para presidente"

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.