Topo

Por redução de custos, SBT sacrifica o mais antigo telejornal da emissora

Mauricio Stycer

29/12/2016 06h01

jornaldosbthenning2
A poucos dias do fim do ano, o anúncio do fim de dois telejornais, ambos incorporados por um terceiro, instaurou um clima de tristeza e incerteza no SBT. Em telefonema de Silvio Santos, da Flórida, para Marcelo Parada, diretor de jornalismo, foi acertado na tarde de quarta-feira (28) a extinção do "Jornal do SBT", o mais antigo da emissora, no ar desde 1991, e do "Primeiro Impacto", um dos mais novos, criado em março deste ano.

Ambos foram engolidos pelo "SBT Notícias", um telejornal criado em setembro de 2016, que ficava no ar entre 2h30 e 6h da manhã, num modelo de noticiário de TV paga, repetindo as mesmas notícias em ciclos e eventualmente dando algum "breaking news".

Já na próxima segunda-feira, 2 de janeiro, ao final do "The Noite", no início da madrugada, passa a entrar o "SBT Noticias", e não mais o "Jornal do SBT". E, ao invés de terminar às 6h, fica até as 8h, incorporando também o "Primeiro Impacto", que tinha duas horas de duração.

Na falta de uma boa explicação para estas mudanças (o comunicado da emissora fala apenas em "uma nova estratégia com a grade de programação"), a principal razão aventada dentro da emissora é corte de custos. Esta, ao menos, foi a justificativa que circulou internamente, segundo este blogueiro ouviu de profissionais do SBT.

Em julho, com o objetivo de reduzir despesas, o "Jornal do SBT" já havia deixado de ser ao vivo e passou a ser gravado no final da noite, algumas horas antes de ir ao ar.

Como relatou na ocasião o site Noticias da TV, a emissora estimou economizar cerca de R$ 1 milhão por ano com a medida, que reduziu gastos com horas extras e adicional noturno.

A necessidade de cortar custos é legítima, mas por que sacrificar uma das marcas mais fortes e tradicionais da emissora? O fim do "Jornal do SBT" diz bastante a respeito das prioridades de Silvio Santos – o jornalismo é sempre tratado como algo menos importante na emissora.

A incerteza sobre o futuro atinge desde o principal apresentador do telejornal, Hermano Henning, até a boa equipe de repórteres, editores (de texto e imagem) e chefes, num total de 15 pessoas. O SBT disse que os apresentadores do agora turbinado "SBT Notícias" só serão conhecidos na semana que vem.

jornaldosbtprimeiroEm 20 de maio, festejando os 25 anos do "Jornal do SBT", Henning e Analice Nicolau apresentaram uma reportagem especial, de seis minutos, lembrando a data e falando, com orgulho, da importância do mais antigo programa jornalístico da emissora (veja aqui).

Carlos Nascimento deu um depoimento: "O grande dom da televisão, o que mantém o telejornalismo vivo e atuante até hoje, é o fato de a televisão ir ao local e mostrar, com o repórter, aquilo que aconteceu". Pelo visto, o SBT já não tem mais o mesmo entusiasmo de antes por este compromisso.

Veja também
SBT extingue telejornal, muda "Fofocando" para as manhãs e relança "Chaves"

Abaixo, a partir do minuto 2:25, a reportagem sobre os 25 anos do "Jornal do SBT"

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.