Topo

Recorde? Mesmo filme passa ao mesmo tempo em três canais da TV paga

Mauricio Stycer

06/12/2016 06h01

filme2FoxfilmeSonyfilme3UniversalComédia romântica de pouco sucesso nos cinemas, "Casa Comigo?" é um daqueles filmes que fazem a alegria da TV por assinatura no Brasil. Lançado em 2010, com Amy Adams e Matthew Goode nos papéis principais, o filme é figurinha fácil no cardápio dos mais variados canais.

Nesta segunda-feira, "Casa Comigo?" alcançou um feito talvez inédito. O filme conseguiu ser exibido ao mesmo tempo por três dos principais canais do universo da TV paga brasileira.

Na Fox, a comédia foi ao ar entre 18h57 e 20h47, praticamente o mesmo horário em que foi exibido pela Sony (entre 19h e 21h). No Universal, para quem chegou em casa um pouco mais tarde, passou entre 20h15 e 22h05.

A repetição de filmes é uma das maiores pragas da TV paga no Brasil. Não há um assinante que não reclame disso.

No caso de filmes brasileiros, por conta da exigência legal, há situações absurdas, como um mesmo longa, "Minha Mãe É uma Peça", passar 61 vezes em um único ano.

Não vai ser assim que a TV por assinatura conseguirá resistir à fuga de assinantes em direção a outros serviços mais baratos, como o Netflix — que, aliás, também exibe "Casa Comigo?".

Agradeço ao Felipe Francesco e ao Leo Bouzas, que me chamaram a atenção para a tripla repetição.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.