Topo

“Fofocando” é uma aula aberta sobre o método Silvio Santos de fazer TV

Mauricio Stycer

31/10/2016 11h30

Fofocandosbtsofa
Em julho de 2015, a "Folha" noticiou que o Grupo Silvio Santos havia contratado a consultoria McKinsey para reestruturar o seu comando. O repórter Chico Felitti informou que a ideia do dono do SBT é transformar as filhas em "superexecutivas" – capazes de, um dia, tocarem sozinhas o negócio.

Duas decisões recentes de Silvio Santos, a criação do programa "Fofocando" e a troca das duas apresentadoras do "Primeiro Impacto" por um garoto de 18 anos, mostram que os planos de profissionalizar a gestão do SBT seguem na gaveta. Não que isso seja um problema.

Feito às pressas, sem muito planejamento, o programa de fofocas é uma aula aberta do método Silvio Santos de pensar e gerir a sua televisão. Para o bem ou para o mal, está sendo uma oportunidade incrível de ver, mais uma vez, o Patrão em ação, corrigindo os rumos da atração às vistas do espectador.

Entre a contratação dos apresentadores do "Fofocando", Luis Henrique (Mamma Bruschetta) e Leão Lobo, e a estreia da atração, em 1º de agosto, se passou apenas uma semana. Os relatos são de que Silvio ligou pessoalmente para os dois, então na TV Gazeta, e os convenceu a mudar de emissora.

silviomammabruschettaO título escolhido é, igualmente, puro Silvio. Como chamar um programa de fofocas? Por que usar meias palavras? Vamos direto ao ponto. Assim nasceu "Fofocando".

Como atrativo extra, além dos dois apresentadores, desde o início há também um homem com a cabeça coberta por um saco – o "Homem do Saco". Ele comenta, igualmente, as fofocas do dia. É óbvio que chamou a atenção não pelo que diz, mas pelo saco.

O trio não foi suficiente para comover a audiência. Silvio então chamou Mara Maravilha para integrar o time. De fofoca ela entende – sua carreira e vida pessoal servem de tema para colunas do gênero há duas décadas.

Mara não traz notícias, apenas as comenta. Evangélica, parece ter a missão de chocar o espectador com a defesa de seus pontos de vista mais conservadores.

fofocandoleodias2Só depois de dois meses no ar, é que foi contratado Leo Dias, um jornalista especializado em notícias sobre celebridades. Foi a única decisão, até o momento, não atribuída pessoalmente a Silvio Santos.

Além de dar as diretrizes nos bastidores, Silvio também, como de hábito, manda recados por meio de seu programa dominical. Há dois domingos (16), recebendo Mamma Bruschetta e Leão Lobo no "Jogo das 3 Pistas", ele disse, com alguma ironia: "Tratem muito bem a Mara. A Mara é muito boa, eu estou avisando vocês. A menina tem um talento que até hoje ninguém descobriu, mas ela é muito, muito boa".

Já neste domingo (30), aparentemente insatisfeito com alguns comentários, Silvio comentou com os jurados do quadro "Levanta-te": "Mara Maravilha está terrível. Ela está perdida, falando mal de todo mundo lá no programa 'Fofocando'."

Ao completar três meses no ar, "Fofocando" chama a atenção não pelas notícias que divulga, mas pelo circo que Silvio Santos montou. As polêmicas causadas por Mara e as ofensas dirigidas pela apresentadora roubam a cena – e ajudam o SBT a alcançar os pontinhos desejados no Ibope.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.