Topo

Gazeta encerra a produção de cinco programas da “faixa jovem” e demite

Mauricio Stycer

17/10/2016 14h02

maquinafabriciocarpinejarcidadeocupadafredmelopaiva2

A TV Gazeta informou na manhã desta segunda-feira (17) que vai encerrar a produção de todos os cinco programas da faixa das 23h30 – "Cidade Ocupada", "A Máquina", "A Noite Convida", "Hoje Tem" e "5 Discos". O corte afeta a maior parte dos funcionários e contratados envolvidos na realização destas atrações. A emissora alegou que as atrações são "deficitárias".

O anúncio foi feito pelo superintendente-geral da TV, Silvio Alimari. Os contratos com os apresentadores dos programas, a saber Fred Melo Paiva, Fabrício Carpinejar, Paula Vilhena, Pamela Domingues e Rodrigo Rodrigues, serão interrompidos. Episódios já gravados, e que não foram ao ar, já não serão exibidos esta semana. Pamela, por sinal, é filha da Marinês Rodrigues, superintendente de programação da Gazeta.

Os programas desta chamada "faixa jovem" da Gazeta foram desenvolvidos pelo Núcleo de Criação, que também foi extinto. Este grupo, formado em 2011, foi responsável pele criação do programa "Vem Comigo", com Goulart de Andrade, morto em agosto deste ano. Neste domingo foi ao ar o último dos cinco inéditos da atração.

No lugar destes cinco programas, a Gazeta vai exibir atrações de televendas.

Apesar das muitas especulações a respeito, Ronnie Von permanece apresentando o talk show "Todo Seu", de segunda a sexta. Ele teve longa reunião com a superintendência da emissora nesta tarde (leia mais aqui)

rodrigorodrigues5discosEm contato com o blog, Rodrigo Rodrigues, apresentador do "5 Discos", disse lamentar a decisão da Gazeta. "O núcleo pagou por ser diferente", disse.

O apresentador conta que, por ser gravado dentro da sua casa, teve que realizar algumas mudanças no imóvel para fazer o "5 Discos". Há apenas dois meses na emissora, Rodrigues recebeu a notícia do fim do contrato com "desconforto". "É uma época ruim do ano para se recolocar no mercado. Podiam esperar o ano acabar."

As demissões atingiram também a área de mídias sociais da Gazeta, bem como a de produção de chamadas para a programação. Editores e cinegrafistas de diferentes programas foram demitidos ao longo do dia. O número total de cortes pode chegar a 70 pessoas, segundo uma fonte do blog.

Procurada, a assessoria de imprensa do canal emitiu a seguinte nota no início da noite:

"A Fundação Cásper Líbero comunica que está promovendo uma reestruturação na Televisão Gazeta, Núcleo Web e áreas de apoio da Instituição. O efeito disso é a suspensão da faixa jovem da emissora, exibida de segunda a sexta, às 23h30, com reprises aos domingos. A Fundação adiou ao máximo tal medida, subsidiando ela própria as atrações deficitárias. A TV Gazeta informa que seus planos são reativar sua produção de conteúdo o mais breve possível".

Colaborou Paulo Pacheco.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.