Topo

Tipos de Leitor: o “No Mundo Inteiro É Assim”

Mauricio Stycer

28/03/2016 11h49

Retomo esta série dedicada aos leitores que freqüentam este e outros blogs para falar de um tipo que aparece sempre que faço uma observação sobre programas baseados em formatos estrangeiros.

Ele tem surgido bastante aqui no blog neste início de ano por conta de observações minhas sobre "MasterChef Brasil", da Band, e "The Voice Kids", da Globo. É um espectador com acesso à TV paga que já viu outras versões deste programa.

Neste domingo, por exemplo, propus que, em vez de apresentar crianças de 9 a 15 anos, o concurso musical poderia ter uma versão para pequenos e outra para adolescentes. Eles, então, reapareceram no blog para me recriminar e avisar que o "The Voice Kids" não pode mudar: "No mundo inteiro é assim".

masterchef2016jacquininfernoPor seu conhecimento (já assistiu a várias versões do concurso), o leitor avalia que as emissoras têm a obrigação de fazer cópias idênticas do formato original. Se faço alguma restrição sobre o desempenho dos jurados do concurso de gastronomia, eles gritam: "No mundo inteiro é assim".

Se reclamo que o "Cake Boss", da Record, é um concurso de esculturas (quem faz o bolo maior e mais enfeitado) e não de gastronomia, ele não entra no mérito do comentário. Apenas me lembra: "No mundo inteiro é assim".

O leitor tem sempre razão, mas preciso lembrar que o fato de o formato já ter sido testado em outros países não significa que seja perfeito. E que outros espectadores não tenham o direito de reclamar ou fazer sugestões.

A série Tipos de Leitor é publicada, sem periodicidade fixa, desde 2011. Estou tentando descrever em textos curtos alguns personagens típicos, que ajudam a tornar a blogosfera e a tuitosfera mais divertidas. Aguardo sugestões para outros textos.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.