Globo não reconhece o erro, mas muda a logomarca de “Eta Mundo Bom”
A cinco dias da estreia, a logomarca de "Eta Mundo Bom" foi alterada. A mudança, sutil, ocorre uma semana depois de o blog apontar que o título da novela estava errado, ao ostentar um acento circunflexo na palavra "eta". A nova marca trocou o acento em cima da letra "e" por um chapéu em miniatura colocado na ponta da letra (imagem acima).
Questionada pelo blog no último dia 6, a Globo disse que a decisão de acentuar a palavra no título foi "uma liberdade artística para reforçar o acento caipira". Agora, depois de realizada a mudança, a emissora negou que o objetivo tenha sido corrigir o erro. "O ajuste foi para reforçar e deixar mais evidente que o acento marca o sotaque caipira, já que, de acordo inclusive com a sua matéria, isso não havia ficado tão claro".
A interjeição "eta" é citada sem acento nos dicionários "Houaiss" e "Aurélio" bem como no "Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa". Ao lamentar que a Globo esteja usando uma grafia errada, o professor Pasquale Cipro Neto observou: "As pessoas adoram colocar acentos indevidos, sobretudo em determinadas palavras cuja vogal tônica tem timbre fechado. A veiculação dessa grafia certamente aumentará essa vontade e dará 'legitimidade' a ela."
No vídeo abaixo, reproduzido de uma entrevista que Walcyr Carrasco deu ao UOL Vê TV em outubro, o autor fala sobre a novela, explicando por que trocou o título original, "Candinho", para o atual e detalha alguns aspectos da história, como a homenagem a Mazzaropi (1912-1981).
Veja também
Globo promove a próxima novela das 18h com erro de português no título
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.