Topo

No auge da barriga, “Os Dez Mandamentos” bate recorde em SP e no Rio

Mauricio Stycer

27/10/2015 13h17

A menos de um mês do final, "Os Dez Mandamentos" bateu recorde de audiência nesta segunda-feira (26) nos dois principais mercados do país. A novela bíblica registrou média de 24 pontos em São Paulo e 26 no Rio (cada ponto equivale a 67 mil e 42 mil residências, respectivamente).

A Record está festejando, com razão o resultado, que aponta para números ainda mais altos até o fim da história. Curiosamente, a novela de Vivian de Oliveira está em um de seus momentos mais tediosos, enfrentando, como já escrevi, uma terrível "barriga".

Obrigada a esticar a história em pelo menos 20 capítulos, a autora transformou cada uma das dez pragas bíblicas, enviadas por Deus ao Egito, em uma pequena novela.

No capítulo da última sexta-feira (23), Moisés informou ao faraó Ramsés que o reino será atingido pela décima e mais terrível das pragas – a morte dos primogênitos. No resumo dos próximos capítulos divulgado pela Record, a praga só começará no capítulo da próxima sexta (30).

Ou seja, Vivian Oliveira escreveu seis capítulos com base em apenas alguns poucos parágrafos do "Êxodo". É um fenômeno. A audiência em alta confirma um dito popular, segundo o qual "água morro abaixo e fogo morro acima ninguém segura". Nem mesmo uma "barriga bíblica".

Veja também
Com "barriga bíblica", novela exibe até 10 minutos de reprise por capítulo
Record adia Escrava Mãe e coloca Rei Davi no lugar de Os Dez Mandamentos

O blog está no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.