Topo
Blog do Mauricio Stycer

Blog do Mauricio Stycer

Contra “Os Dez Mandamentos”, “JN” fica mais longo do que a nova novela

Mauricio Stycer

04/09/2015 14h17


A Globo está fazendo mudanças drásticas em sua programação no esforço de reduzir a perda de audiência causada pelo sucesso de "Os Dez Mandamentos". Esta semana, a emissora está esticando o "Jornal Nacional" ao máximo para evitar que a novela bíblica da Record fique no ar ao mesmo tempo em que "A Regra do Jogo", cuja estreia ocorreu na segunda-feira (31).

Por conta desta estratégia, a nova novela da Globo foi ao ar nesta quinta-feira apenas às 21h50, atrasando todo o resto da programação noturna. Para isso, o "Jornal Nacional" teve duração de 52 minutos. Nos últimos três meses, a duração média do noticiário às quintas-feiras foi de 39 minutos. Ou seja, o "JN" foi esticado nesta quinta em 13 minutos.

Fato raríssimo, talvez inédito, o noticiário foi tão longo que durou mais que a própria novela. O capítulo de "A Regra do Jogo" teve 50 minutos, exatamente a mesma média dos capítulos de "Babilônia" exibidos às quintas-feiras nos últimos três meses.

Segundo dados do Ibope, nesta quinta-feira, em São Paulo, o "Jornal Nacional" teve audiência de 23 pontos, enquanto "A Regra do Jogo" marcou 28. Já "Os Dez Mandamentos" registrou 18 pontos (cada ponto equivale a 67 mil domicílios).

Vitória inédita
Pela primeira vez desde que está no ar, "Os Dez Mandamentos" ficou em primeiro lugar em Recife. A vitória histórica ocorreu em dois dias seguidos. Na quarta (02), no ar entre 20h30 e 21h38, a novela da Record registrou média de 22,8 pontos contra 21,6 da Globo. No confronto direto com "A Regra do Jogo", entre 21h09 e 21h38, a vitória foi ainda mais expressiva: 24,1 a 19,4.

Na quinta-feira, a novela bíblica, exibida entre 20h40 e 22h01, superou a programação da Globo por 22,5 a 18,7. Nos onze minutos em que as duas novelas estiveram no ar simultaneamente, "Os Dez Mandamentos" venceu por 24,7 a 17,3.

A Record está festejando, ainda, o fato de que nestes dois dias "Os Dez Mandamentos" foi a novela com maior audiência em Recife. Cada ponto do Ibope no Grande Recife equivale a 12 mil domicílios.

Cenas de "A Regra do Jogo"

Cenas de "A Regra do Jogo"

$escape.getHash()uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','75862+AND+31015', ")

Veja também
"A Regra do Jogo" marca 31 pontos, a pior estreia de novela das 21h

O blog está no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 29 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na “Folha de S.Paulo''. Começou a carreira no “Jornal do Brasil'', em 1986, passou pelo “Estadão'', ficou dez anos na “Folha'' (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o “Lance!'' e a “Época'', foi redator-chefe da “CartaCapital'', diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros “Adeus, Controle Remoto'' (editora Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e “O Dia em que Me Tornei Botafoguense'' (Panda Books, 2011).
Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.