Íris Abravanel diz se inspirar em “Poliana” para escrever novelas do SBT
Poliana, a menina órfã, que sempre encontra algo de bom mesmo nas piores situações, é a grande referência de Íris Abravanel nas novelas que escreve ou adapta para o SBT. O romance juvenil da americana Eleanor H. Porter, publicado há mais de um século, é o livro de cabeceira da mulher de Silvio Santos, como ela explicou nesta quinta-feira (30) no "Programa do Ratinho".
"Eu faço personagens até hoje baseados na Poliana", contou. "Eu gosto de passar valores para as pessoas. Valores, princípios, família, união, amizade. E eu creio que é isso que tem agradado às famílias, às crianças".
Íris é autora de "Revelação" (2008) e das adaptações de outras cinco novelas, "Vende-se um Véu de Noiva" (2009), "Corações Feridos" (2012), "Carrossel" (2012), "Chiquititas" (2013) e "Cúmplices de um Resgate", que estreia na próxima segunda-feira (3).
As novelas com temática infantil adaptadas por Iris revelaram-se um grande sucesso na grade do SBT. Daí a referência à Poliana: "As pessoas estão precisando de esperança, de referencial de família. E eu sempre gostei de passar coisas boas através do que eu escrevo", disse a Ratinho.
Adaptada de uma novela mexicana, "Cúmplices de um Resgate" terá cerca de 250 capítulos. "Nessa novela, aproveitáveis, temos só 90 capítulos", contou ela. Os demais estão sendo escritos por ela e sua equipe, disse.
"E a minha equipe é muito jovem. Eles são criativos, eles me ajudam. Nós nos reunimos e todo mundo dá ideias. As ideias fluem. Eles leem muito, assistem muitos filmes, seriados. E as ideias vão surgindo", observou, sem se dar conta de que a descrição deste processo criativo não é tão "criativo" assim.
Durante a conversa com Ratinho, Iris voltou a contar a história de como virou autora de novelas do SBT. "Eu via a dificuldade que meu marido tinha de trazer autores para o SBT. Ele chegou a contratar alguns, mas a Globo pegou de volta. E aí no café da tarde, eu falei: 'Você quer que eu escreva uma novela pra você?' E ele: 'Você escreve bem, pode escrever.' Foi simples assim".
Iris contou ainda que "Silvio dá palpites quando eu peço, mas não se intromete". E revelou seus dois maiores passatempos: "Gosto de ler muito, de cozinhar". Contou que nas férias na Flórida "brinca de casinha" com o marido. "Eu gosto de cozinhar, e ele ama limpar a cozinha. Não é só lavar a louça, tem que limpar fogão, deixar tudo brilhando."
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.