Topo

Reality de culinária não ensina a cozinhar, diz o chef Carlos Bertolazzi

Mauricio Stycer

02/07/2015 09h01

À frente do reality "Cozinha Sob Pressão", cuja segunda temporada termina no próximo dia 18, no SBT, o chef Carlos Bertolazzi não tem a ilusão que o programa possa ajudar a quem tem planos de cozinhar melhor. No máximo, ao mostrar o cotidiano de uma cozinha, a atração pode fazer com que o espectador entenda melhor como é a rotina de um restaurante.

Bertolazzi foi o entrevistado desta semana no "UOL Vê TV". Ao longo da conversa, o chef do Zena Caffé, em São Paulo, falou sobre o formato que inspira o seu programa, o "Hell´s Kitchen", e observou que o estilo agressivo de Gordon Ramsay, que comanda o reality, não seria bem aceito no Brasil.

Bertolazzi também contou que, na seleção dos candidatos, tão ou mais importante que os talentos culinários, é a história que cada um traz para o programa. Ele ainda comentou uma declaração de Paola Carosella, do concorrente "MasterChef", que disse acreditar que os participantes de programas deste tipo nunca serão, de fato, grandes cozinheiros.

Veja abaixo os principais trechos da conversa e a íntegra da entrevista.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.