Topo

Conheça cinco tendências da televisão no mundo

Mauricio Stycer

26/06/2015 05h01

virginiamouselerFundadora e diretora da WIT, uma agência que pesquisa os caminhos da televisão em todo o mundo, Virginia Mouseler foi uma das atrações do International Academy Day. Trata-se de um evento promovido pela Academia de Televisão, Artes e Ciências, a mesma que concede o prêmio Emmy, realizado este ano no Brasil, na sede da Globo, no Projac.

A executiva fez uma exposição, nesta quinta-feira (25), sobre as principais tendências do momento no mercado audiovisual. Ela falou a executivos de emissoras estrangeiras, convidados ao encontro, e a funcionários graduados da Globo. Abaixo, um resumo de suas observações:

DuenosDelParaiso21."Super Séries": No meio do caminho entre a novela e a série, este formato explora tramas que rendem histórias com cerca de 60 capítulos. O assunto da moda, segundo Virginia Mouseler, são dramas sobre tráfico de drogas, um tema de fácil compreensão em qualquer lugar do mundo. Ela chama este subgênero de "narco-novelas". Um exemplo recente é "Dueños del Paraiso", uma produção da Telemundo, nos EUA, em parceria com a TV Nacional do Chile.

trapped2. Policiais nórdicos: Séries baseadas em romances policiais de escritores da Escandinávia estão proliferando. "Bron/Broen", exibida no Brasil pelo canal + Globosat, é um bom exemplo. A aposta deste ano é "Trapped" (foto), uma produção islandesa, já adquirida pela BBC.

janethevirgin3. Adaptações: Mais do que roteiros originais, Virginia Mouseler contabiliza a preferência de produtores por adaptações de ideias testadas originalmente em outras mídias (cinema, livros, videogames, HQs etc). Essa é uma opção que envolve menos riscos e sinaliza, igualmente, uma forte demanda por histórias para serem produzidas. Um exemplo citado foi "Jane the Virgin" (2014), uma série americana de muito sucesso adaptada livremente de uma novela venezuelana, "Juana la Virgen" (2002).

mileumanoites4. Enredos universais: "Boas histórias não têm pátria", diz a diretora da WIT. Ela cita o inesperado sucesso na América Latina de novelas produzidas na Turquia. "Mil e Uma Noites" (foto), atualmente em exibição na Band, "Fatmagul" e "Ezel", que também devem ser apresentadas pela emissora, são exemplos desta tendência. Este ano, pela primeira vez uma rede americana, a NBC, vai fazer uma série, "Game of Silence", baseada em um formato turco.

therefugees5. Coproduções internacionais: Diferentes associações têm sido feitas para produção de programas. Este ano foi ao ar "The Refugees", uma parceria entre a BBC inglesa e o grupo espanhol Atresmedia. Já "Dueños del Paraiso", citado no primeiro tópico, reúne americanos e chilenos. Virginia Mouseler diz, também, que hoje chama a atenção o papel de Itália, Alemanha e França como exportadores de conteúdo de televisão.

O jornalista Mauricio Stycer viajou ao Rio a convite da Globo.

O blog está no Twitter, Facebook e Google+.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.