Topo

Na Globo um apresentador quer "derrubar o outro”, diz Xuxa na Record

Mauricio Stycer

21/06/2015 18h08

xuxafaro

Aos poucos, desde que trocou a Globo pela Record, Xuxa Meneghel vai deixando escapar críticas e restrições à emissora onde trabalhou por quase 30 anos. Na apresentação, em março, ela havia dito:

"Meu sonho é fazer o que eu quero, antes eu não podia. Eu não podia cantar lá, tinha que pedir permissão, mesmo no Dia das Crianças. Eles falavam que o foco tinha que ser a família e não a criança. Porque já tenho voz infantil. Não podia fazer assistencialismo, porque, como vocês sabem, lá tem um projeto para isso, o 'Criança Esperança"', afirmou a apresentadora.

Neste domingo (21), em entrevista ao apresentador Rodrigo Faro, Xuxa voltou ao assunto: "Sempre tinha alguém atrás de mim. Alguém que falava por mim, falava a roupa que eu tinha que vestir, o que eu devia falar. Aí, depois de um tempo, eu me revoltei."

Em outro momento, de forma mais direta, a apresentadora disse que não encontrava um bom clima de trabalho na Globo:

"Uma das coisas que eu me sentia muito mal era ver um apresentador ser contra o outro na mesma emissora. E isso acontece muito em outras emissoras. Principalmente na emissora que eu vim acontece muito. As pessoas ficam imaginando como vai fazer pra derrubar a outra pessoa que está ali.  As pessoas não jogavam no mesmo time."

O comentário serviu para elogiar a nova emissora, é claro. "Não sei por que cargas d´água as pessoas que não conhecem as novelas da Record, o jornalismo da Record, criticam a Record", disse. "Eu queria que as pessoas se dessem a chance de conhecer o trabalho de outras emissoras pra poder ter a chance de escolher." E acrescentou: "Hoje não estou na primeira emissora, como as pessoas falam, mas tenha certeza que a minha vontade não é de ser a primeira, é de ser a única."

xuxaellenXuxa confirmou que o programa da americana Ellen DeGeneres é um modelo para a atração que exibirá na Record. "Eu realmente gostaria de fazer um programa parecido com o dela", disse. O que incomoda a apresentadora é dizerem que ela copia o cabelo da colega. Xuxa disse que usa este corte desde que a filha Sasha tem cinco meses.

O "The Ellen DeGeneres Show" é um talk-show de uma hora, exibido de segunda a sexta, desde 2003.

Xuxa disse a Faro que tentou apresentar projetos para a Globo nos últimos anos, sem sucesso. "Este projeto na Record [de um programa no formato da Ellen DeGeneres] eu levei para a Globo há 3 anos e a casa dizia não e não. A emissora sempre dizia não. Quando ele [Marcelo Silva, vice-presidente artístico da Record] veio com o projeto, fiquei feliz porque eu vi que não errei e achei que daria certo".

A entrevista com Faro, que se referia a ela como "Xu", serviu de pretexto, novamente, para falar do seu interesse em entrevistar Silvio Santos na estreia. Referindo-se ao dono do SBT como "tio Silvio", disse: ""Minha vontade era ir no supermercado com ele. Ele é o maior apresentador que existe nesse mundo."

Em tempo: O programa "Hora do Faro" alcançou média de 9 pontos no Ibope neste domingo. A entrevista com Xuxa, exibida entre 16h23 às 17h48, deixou a Record em primeiro lugar por 32 minutos. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo.

Veja também
Na Record, Xuxa fala da Globo, de abuso sexual e rompimento com Marlene
Rodrigo Faro elogia olhar de Xuxa: "Quando vê, ela já dominou o Brasil"
Xuxa cutuca a Globo: "Meu sonho é fazer o que quero, antes não podia"
Xuxa chega à Record, causa tumulto de fãs e é recebida por vice-presidente

O blog está no Twitter, Facebook e Google+.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.