Topo

Erros de continuidade não mudam a vida do leitor, mas divertem

Mauricio Stycer

14/06/2015 15h03

vidassecretasviskyeangel

Sempre que comento sobre erros de continuidade em novelas, alguns leitores se irritam. Um comentário típico, cheio de ironia, é: "Essa notícia mudou a minha vida!" Outro: "Está faltando assunto?" Ou ainda: "Isso não tem nenhuma importância". Antes, então, de descrever um pequeno erro observado em "Verdades Secretas" vou tentar responder a estes leitores.

Este blog trata de televisão e, entre os seus leitores, muitos se divertem prestando atenção a detalhes que, para outros, não têm maior importância. A seção "Detetive Vê TV" foi criada, justamente, porque recebo muitas observações de espectadores – num sinal de que é um assunto que interessa. Não tenho maiores pretensões com ela, exceto a de registrar, quando consigo confirmar, os erros apontados.

VerdadesSecretasCalca1verdadessecretascalca3O leitor Diferson Piedro me mandou a seguinte mensagem, assim que terminou de ver o primeiro bloco do capítulo de sexta-feira (12) da novela das 23h:

"Visky (Rainer Cadete), Lourdeca (Dida Camero) e Angel (Camila Queiroz) estão em frente da escada que vai até a sala de Fanny (Marieta Severo). Percebe-se que ele está com uma calça jeans na cor azul claro (primeira imagem). Na continuação, quando ele entra na sala de Fanny, ele está uma calça de outra cor, um jeans mais escuro (segunda imagem). Não daria tempo de trocar de calça subindo as escadas até chegar no escritório".

As cenas provavelmente foram gravadas em momentos diferentes e este pequeno detalhe escapou de quem cuidava da continuidade da cena. Ou ocorreu, como afirmam muitos leitores nos comentários do blog, uma ilusão de ótica provocada por diferentes iluminações. Em todo caso, não vai mudar a vida de ninguém esta nota, mas alguns leitores, acredito, vão achar curiosa a observação. Só isso.

Atualizado às 21h30

O blog está no Twitter, Facebook e Google+.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.