Topo

“Tá no Ar” poderia rir da Globo por atrasar o programa para combater Gugu

Mauricio Stycer

06/03/2015 11h44


Depois de fazer uma ótima sátira da melodramática entrevista de Gugu Liberato com Suzana von Richthofen, acho que cabe agora ao "Tá no Ar" rir da própria Globo, que alterou o horário do humorístico para combater o programa da Record.

Como foi anunciado antes da estreia, a segunda temporada do "Tá no Ar" ganhou um lugar melhor na grade, começando por volta das 23h15. Isso ajudou, nos primeiros episódios, a levantar a audiência do programa.

Com a estreia de Gugu na Record, a Globo adotou a estratégia de esticar um pouco mais a novela "Império", que está em sua reta final, com bons índices no Ibope, e atrasou todos os programas que são exibidos em sequência.

Nesta quinta-feira (05), não apenas "Império" foi prolongada, como também a edição do "BBB15". Era dia de prova do líder e, na esteira da novela, a audiência do reality estava muito boa. Assim, a Globo manteve o programa ao vivo, numa clara enrolação, até depois da meia-noite.

"Tá no Ar" só começou na madrugada de sexta-feira, por volta de 0h05. Marcelo Adnet e Marcius Melhem encenaram ser dois dos "ninjas" do "BBB" e contracenaram com Pedro Bial na abertura do humorístico.

Mudar a grade para enfrentar a concorrência é uma arma legitima, mas a estratégia da Globo claramente prejudica os fãs do "Tá no Ar" – obrigados a ficar acordados até mais tarde. Como o programa faz piada com tudo que diz respeito ao universo da TV, não seria gratuito comentar essa situação.

Em tempo: No embalo da boa audiência de "Império" e do "BBB15", o "Tá no Ar" conseguiu um bom resultado, apesar do horário tardio. Segundo dados prévios do Ibope, marcou 13 pontos de média, um índice superior ao semana passada (11), mas inferior ao da estreia (14) e do segundo episódio (15). A primeira temporada, em 2014, marcou 12 pontos na estreia e teve uma média geral em torno de 9 pontos.

Veja também
"Tá no Ar" satiriza entrevista de Gugu com Suzane von Richthofen
"Tá No Ar" volta com mesmo pique e humor atrevido
A arte de rir da TV

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.