Topo

Há três anos blog vem revelando talentos como o da figurante Maria Andréia

Mauricio Stycer

30/01/2015 05h01

Longe de mim ambicionar o lugar dos olheiros e descobridores de talentos da televisão brasileira. Mas não é sem uma ponta de orgulho que vejo as qualidades de uma atriz apontadas pelo blog ganharem, finalmente, reconhecimento.

No início deste mês contei a história de Maria Andréia, que no intervalo de um ano se apresentou duas vezes no programa "Casos de Família", do SBT, cada vez com um nome, contando histórias absolutamente diferentes – e convincentes.

Primeiro como Andreia, depois como Maria, ela brilhou no auditório de Christina Rocha, falando sobre como um filho do marido, com quem era casada havia dois anos, atrapalhava o seu relacionamento e, posteriormente, sobre como seu namorado de dois anos a trocou por outra.

Entrevistada esta semana pela repórter Amanda Serra, Maria Andréia contou que recebeu R$ 100 de cachê por cada apresentação. Tudo inventado:

"Criei uma história com um amigo e resolvemos participar do 'Casos de Família'. Ligamos para o produtor e contamos todo o caso. Ele acreditou, chamou a gente para a entrevista com o psicólogo e fomos aprovados. Ninguém foi à minha casa checar. As histórias são reais, mas no meu caso, a gente inventou. E criamos tão bem que o psicólogo não desconfiou".

A reportagem é imperdível. Além da história de Andreia, vários outros casos são relatados, em detalhes, e entende-se melhor como funciona este mercado. Leia aqui: Com cachê de até R$ 200, figurantes alimentam programas de entretenimento.

Há três anos, com a ajuda de espectadores atentos, os "detetives" do blog, tenho contado histórias semelhantes a esta protagonizada por Maria Andreia. A lista abaixo dá uma ideia da variedade dos casos vividos por figurantes pagos, muitos deles especializados em percorrer o circuito de programas populares de auditório.

VcNaTVeCasosFamilia
2015
Mãe estraga casamento da filha na RedeTV! e pega 3 ex-namorados dela no SBT
"Casos de Família" usa a mesma figurante para contar dois dramas diferentes
Figurante versátil aparece em três emissoras em quatro meses

2014
Operador de câmera aparece no "Teste de Fidelidade"; RedeTV! nega farsa
A dupla vida de Iranete nos programas populares
Repetição de figurantes levanta dúvidas sobre programas
João Kleber e Marcos Mion compartilham figurante

2013
Casal briga no "Teste de Fidelidade" e se reconcilia no "Ratinho"
RedeTV! recorre mais uma vez a figurantes já usados pelo SBT
"Teste de Fidelidade" repete participante de programa do SBT

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.