Topo

Aguinaldo Silva recicla outra cena de “Fina Estampa” em “Império”

Mauricio Stycer

05/12/2014 10h55

imperioenricosabotagemHá autores de novelas que copiam, ou "se inspiram", como se diz, em outros colegas. E há autores, como Aguinaldo Silva, que preferem reciclar antigas ideias em suas tramas.

No capítulo desta quinta-feira (04) de "Império", Enrico (Joaquim Lopes) convence Felipe, um dos assistentes de cozinha de Vicente (Rafael Cardoso), a "plantar" alimentos com data de validade vencida no restaurante.

finaestampasabotagemA estratégia de sabotagem é idêntica à adotada pela vilã Teresa Cristina (Christiane Torloni) contra o marido Renê (Dalton Vigh), dono do restaurante Brasileiríssimo, em "Fina Estampa" (2011). Ela convence Fred (Carlos Vieira), um assistente do chef, a sabotar o restaurante colocando produtos com data de validade vencida na despensa.

Até a estratégia para convencer os dois a sabotarem os restaurantes é igual. Tereza Cristina promete a Fred que ele será o novo chef depois que prejudicar Renê. Enrico promete a Felipe promovê-lo a sous chef caso volte a comandar a cozinha. Aguinaldo Silva só alterou o tipo de alimento a ser usado na cena de sabotagem. Enquanto na novela anterior, Fred "plantou" enlatados vencidos, em "Império" a missão de Felipe é colocar camarão estragado na cozinha de Vicente.

imperiojujuelivaldo2Esta não é a primeira reciclagem de "Fina Estampa" ocorrida em "Império". A atriz Cris Vianna foi objeto de uma mesma brincadeira nas duas novelas – ela, literalmente, dá choque nos homens. Na primeira, a descarga de eletricidade ocorre quando sua personagem, Dagmar, conhece Wallace Mu (Dudu Azevedo). Na segunda, numa cena em que Juju Popular felicita Elivaldo (Rafael Losso) pelo fim da temporada que passou na cadeia.

Bem-humorado, Aguinaldo Silva também já repetiu em "Império" uma mesma homenagem que fez em "Fina Estampa" à vilã de uma outra novela sua, "Senhora do Destino" (2004).

Numa cena que ajudou a elevar a audiência da novela anterior, a vilã Tereza Cristina (Christiane Torloni) matou um mafioso que a chantageava empurrando-o da escada de sua mansão. "Obrigada, Nazaré Tedesco", ela diz, depois de cometer o crime, inspirado na vilã de "Senhora do Destino".

imperiocoranazareEm "Império", foi a vez da vilã Cora (Drica Moraes) usar do mesmo recurso para matar Fernando (Erom Cordeiro). O crime, porém, não é perfeito. O advogado não morre na hora. "Porcaria de escada que só tem meia dúzia de degraus e não serve nem pra matar ninguém!", reclama a vilã, que recorre a Jairo (Julio Machado) para concluir o serviço.

Como escreveu Nilson Xavier em um texto didático e esclarecedor em seu blog, "Império" dialoga com várias outras novelas de Aguinaldo Silva – de "Tieta" a "Fina Estampa", passando por "Senhora do Destino" e, especialmente, "Suave Veneno". Recomendo a leitura.

Agradeço ao leitor Mr. Novela pela observação sobre a reciclagem da cena de "Fina Estampa" em "Império".

O blog está no Twitter, Facebook e Google+.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.