Topo

Jogo dos EUA contra Portugal supera audiência das finais de beisebol e NBA

Mauricio Stycer

24/06/2014 13h00

O interesse dos norte-americanos pelo futebol não para de dar sinais de crescimento. Um dado recente, surpreendente, mostra que o esporte tem tudo para se tornar um dos mais populares do país.

A audiência de EUA x Portugal no domingo (22) foi a maior já alcançada por uma partida de futebol nos Estados Unidos e bateu índices de esportes tidos como mais populares, como beisebol e basquete (NBA).

A partida foi vista por 18,2 milhões de pessoas na ESPN e por 6,5 milhões na Univision (em língua espanhola), totalizando 24,7 milhões de espectadores. O canal de esportes anunciou ainda uma audiência de 500 mil pessoas por streaming, na internet.

A maior audiência de uma partida de "soccer" até então havia sido na final da Copa do Mundo feminina, em 1999, vencida pelos EUA e vista por 17,9 milhões de pessoas.

Os números de EUA x Portugal superam a audiência média do play-off final da NBA este ano, da ordem de 15,5 milhões de espectadores. E batem também a média da World Series (a série final de jogos), da principal liga de beisebol americana, em 2013, que foi de 14,9 milhões.

Segundo a ESPN, a audiência desta partida de futebol só não bate os bons números da NFL, a liga de futebol americano.

Este texto foi publicado originalmente no especial de Copa do UOL.

Brasil x Camarões deixa Globo em 1º lugar com 36 pontos; Band fica em 2º


A última partida do Brasil na primeira fase da Copa, contra a já eliminada seleção de Camarões, na segunda-feira (21), rendeu boa audiência à Globo e à Band. Dados prévios do Ibope indicam que a emissora carioca registrou 36 pontos em São Paulo, com participação de 60% no total de aparelhos de TV ligados. Essa audiência representa um aumento de 19 pontos (112%) em relação à média da faixa horária com a programação normal.

Já a Band ficou em segundo lugar com 10 pontos (e 16% de participação). Somando a audiência das duas emissoras, mais de sete em cada dez aparelhos de TV ligados estavam sintonizados no jogo.

SBT e Record, ambas com dois pontos (e 3% de share, cada uma) ficaram em terceiro lugar. Estes dados ainda depedem de confirmação no Ibope nesta terça-feira (24).

No Rio, a Globo registrou 40 pontos com 69% de participação e a Band ficou em segundo com 6 pontos e 9% de participação.

Este texto foi publicado originalmente no blog UOL Esporte Vê TV.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.